A FAMILIA E OS DISTURBIOS MENTAIS
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
- Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual Crianças e Adolescentes
- Dia Internacional da Luta Anti-Manicomial
- Dia dos Povos Indígenas da América
- Dia da Boa Vontade
- Dia dos Povos Indígenas da América
- Dia Internacional da Luta Anti-Manicomial
Quem tem parente sofrendo com distúrbios mentais tem esperança na internação em um hospital especializado. Então precisa compreender o objetivo da Luta Anti-Manicomial.
A Luta Antimanicomial, se opõe à internação como solução primária para pessoas com transtornos mentais. Ela defenda a cura ou cuidado além do isolamento em hospitais psiquiátricos, clínicas ou casas de recuperação. A internação é um recurso para o período crítico, necessitando de acompanhamento e outros serviços para a vida fora da clínica.
Na Luta Antimanicomial, conta-se com a atuação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços comunitários e ambulatoriais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que já funcionam, mas precisam de investimento governamental mais intenso.
A Luta Antimanicomial também conta com O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição DSM-V conhecida como a “bíblia das doenças”. A maioria dos ajustes significativos na classificação e reclassificação de doenças no DSM-5 ocorreu primariamente na área da psiquiatria e psicologia, baseando-se na evolução na compreensão teórica, pesquisa clínica e necessidades de saúde pública. A forma como os transtornos eram compreendidos e classificados mudou. O foco agora esta menos nos “sintomas clinicamente inexplicáveis” e mais no sofrimento psicológico relacionado aos sintomas no corpo. Os remédios então são a resposta científica para a alma e a mente.DSM-V
A Bíblia Sagrada registra como a humanidade alienada de Deus Pai ficou vulnerável a toda ordem de males morais físicos e psíquicos. Somente a reconciliação pelo arrependimento para com Deus e a fé na pessoa e obra de Cristo Jesus o ser humano tem verdadeira esperança para lidar com as consequências em comunhão com Deus e a realidade da ressurreição aqui e para a eternidade.
Nessa luta em que Cristo Jesus é a resposta para a alma cansada. A oferta divina de perdão, segurança em amor aqui e na eternidade, equipa o pecador para conhecer significado e pertencimento com Deus e o próximo.[1] Assim poderá escolhe devidamente entre a ciência e a fé com sabedoria divina.
- Essa mensagem responde à pergunta: Já verificou o que conhece a respeito da Luta antimanicomial?
- Aplicação para sua vida: A familia continua sendo um , apenas um dos vários componentes necessários no apoio aos que sofrem de distúrbios mentais, inclusive a própria familia.
[1] Hoje são classificados como distúrbios psíquicos o que na bíblia eram manifestações malignas. A cura de um endemoniado curado que desejava segui-lO recebeu a seguinte orientação: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.” Marcos 5:1-20 Leia a respeito de outras curas realizadas por Jesus na libertações de demônios.