CONDIÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DO ALCOOLATRA

CONDIÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DO ALCOOLATRA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • .Dia do Alcoólico Recuperado
  • Dia da Criança Especial
  • Dia do Fonoaudiólogo

ILUSÃO é acreditar que o alcoólatra recuperado está livre dos apelos do seu vício. Será alguém recuperado que não bebe mais? Seu antigo hábito escapou do seu controle e comprometeu sua atuação dentro de sua própria família. Seus relacionamentos sociais foram corroídos pelos vexames. Seu caráter, destroçado roubava a confiança  dos outros porque prometia e não cumpria. Sua saúde começou a apresentar as consequências do abuso. Por conta de tudo isso seus conflitos íntimos, psíquicos e psicológicos só aumentavam  empurrando mais fundo no vício.

Alcoolismo é um distúrbio vai além  da falta de vergonha na cara, ou de autocontrole. O alcoolismo está catalogado no cadastro internacional de doenças  da Organização Mundial da Saúde – OMS sob o código CID 10. Ali você encontra os códigos relativos à classificação de doenças. Na  completa descrição do alcoolismo como doença você encontra a variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas  e internas para ferimentos ou doenças mentais ou psíquicas.

Para muitas doenças  a internação hospitalar é suficiente. O paciente sai curado. Os dependentes químicos, como o alcoólatra, exigem não apenas alguma internação, mas uma série de cuidados durante e depois de sair da internação.[1]  Experimentar a vida sem o conforto produzido pelo álcool tem variados graus de gravidade. A ausência do álcool provoca extrema angústia no dependente.  Alguns precisam até de medicação para vencer essa fase.[2] Só depois se inicia a reconstrução da capacidade de decidir e responsabilização pessoal. O doente precisa aderir ao tratamento. Reconquistar o que perdeu leva até anos. A luta é constante e o tratamento é longo. Ele ou ela precisa contar com a ajuda consciente da família e amigos.[3] A família foi desgastada pelo dependente químico e precisa igualmente  de tratamento diferenciado.

A espiritualidade não é alguma mágica, mas o alicerce de nova esperança e aliança com Cristo Jesus, consigo, com a vida. Sem a sinergia das diversas áreas da vida não há sucesso duradouro para um recuperado do alcoolismo. Você precisa compreender esse estado para ajudar  de modo consciente e responsável em amor, o Alcoólico Recuperado.

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que está envolvido  na vida de um alcoólatra recuperado?
  • Aplicação para sua vida: Ajudar alguém a abandonar o vício da bebida ou conservar-se sóbrio exige que você conheça a pessoa, o vício a droga e sua condição para ajudar. Converse comigo a respeito.

[1] Efésios 4:28 ”Aquele que roubava, não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem está atravessando um período de necessidade.”  Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

[2] A medicação para sanar outros problemas de saúde pode passar pelo vinho: 1 Timóteo 5:23 “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.” Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.

[3] Lucas 8:38,39 “E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus”. Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?