A JUSTIÇA DIVINA DEMORA?

A JUSTIÇA DIVINA DEMORA?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia de celebração da amizade Brasil-Argentina
  • Dia Mundial contra a Pena de Morte
  • Dia Nac. dos Tribunais de Conta
  • Dia da Reforma Agrária
  • Dia do Síndico

Você e eu gostamos de testemunhar melhoras onde quer que pisemos. No entanto as melhoras, o progresso não muda a natureza humana sem ação divina. O profeta Jonas pregou a um povo perverso[1], os Ninivitas 150 anos antes. Eles foram convertidos a Deus, mas as gerações seguintes retornaram as velhas práticas culturais.

Então os profetas Naum e Sofonias (630 a.C.) proclamaram a vingança irreversível do Senhor contra os ninivitas, assirios e sua capital Nínive. Essa cidade caiu em 612 a.C. em menos de dois séculos de sua destruição, o local onde viviam os ninivitas estava tão desolado que era difícil reconhecer que um dia, ali havia existido uma grande cidade.

Os ninivitas destruiram o reino do Norte de Israel em 722 a.C.. Quase capturaram Jerusalém em 701 A.C.  Pelo entendimento dos recados divinos através do profetas menores, Deus usa povos pagãos para disciplinar seu próprio povo, mas também não deixará nenhum impune. Assim Israel não cairia no engano de que poderiam confiar nos povos que os derrotavam. O  povo ninivita e suas cidades,  como descreve o profeta Naum personificavam a crueldade nas torturas e violencia física.;a injustiça social, desonestidade, arrogancia e falta de escrúpulos. As guerras eram seu métodoi de atender a sede insaciavel por dominio.[2]

A passagem representativa no discurso divino através de Nau está no vero  3 do capítulo 1: Mas o Eterno não perde a paciência. Ele é poderoso, e seu poder é paciente. Mesmo assim, ninguém passa por Ele sem prestar contas. Cedo ou tarde, todos pagam o que devem.

Hoje fica a impressão que Deus é muito demorado para exercer o juízo sobre o injusto, seja ele quem for[3]. No entanto facilmente se esquece que diante de Deus, cada ser humano tem sua parcela de injustiça. Com que frequência se reclama dos erros e injustiça dos outros. Deus pergunta: De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.”[4] Você, por exemplo está em condições de enfrentar o juizo e disciplina divinos para sua vida?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Diante do arrependimento de uma cultura Deus muda de atitude, mas o que acontece quando a corrupção cultural retorna?
  • Aplicação para sua vida: Você precisa compreender como Deus disciplina o povo com quem tem uma aliança e é diferente quando se trata de outras culturas.

[1] Ouça mais a respeito: 051121  *CULTURAS AOS CUIDADOS DIVINOS*  Nos registros bíblicos você encontra o cuidado divino com os povos pagãos, sabia? Um profeta testemunhou essa realidade! Acompanhe-me nesse fato! https://ruahjanus.com.br/?p=6516

[2] Naum 3:1-7 Leia o trecho todo em linguagem atualizada. Naum anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade na guerra

[3] Ezequiel 33:11 “Então lhes orientarás, dizendo: Tão certo como Eu vivo, diz Yahweh, o SENHOR Deus, não tenho qualquer prazer na morte do incrédulo, mas sim a minha alegria está em que o ímpio venha a ser convertido, se desvie do seu mau caminho e viva! Convertei-vos! Desviai dos vossos maus caminhos! Por que o teu povo haveria de perecer, ó Casa de Israel?” A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

[4] Lamentações 3:39 Tal qual Jeremias havia predito, Jerusalém caiu cativa da Babilônia. Este livro registra cinco “lamentos” pela cidade caída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?