CULTURAS AOS CUIDADOS DIVINOS

CULTURAS AOS CUIDADOS DIVINOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Técnico Eletrônica
  • Dia Nacional da Cultura
  • Dia do Técnico Agrícola
  • Dia do Radioamador
  • Escrivão de Polícia

Depois que os recursos da internet chegaram ao celular cada um de nós tem acesso às notícias e informações de países, e culturas. Fico impressionado com as postagens mostrando as construções magnificas unindo vales profundos, moradias as e invenções tecnológicas até mesmo de guerra.

Ao comparar outras culturas com a sua, algumas diferenças impressionam e outras horrorizam. Por isso facilmente acreditamos que Deus aprova somente a nossa cultura, nossos costumes. Todas as outras não podem nem devem ser preservadas, muito menos as pessoas daquela cultura que não desejarem mudar e adotar nossos valores.

O Profeta Jonas, mencionado na narrativa bíblica, é enviado pelo Deus de Israel para pregar à cidade de Nínive. Foi contrariado porque o povo daquela cidade cultuava Ishtar, a deusa da fertilidade e da guerra. Os ninivitas, como parte do Império Assírio, ficaram muito conhecidos na história, por sua crueldade.  Eles se orgulhavam de executar suas vítimas para depois expor seus corpos destroçados publicamente. Era comum entre eles práticas de tortura como: furar os olhos, esfolar vivos e arrancar partes dos corpos de seus prisioneiros (principalmente orelhas e narizes). Além da violência física, e injustiça social o povo ninivita ficou conhecido por sua desonestidade, arrogância, impiedade e falta de escrúpulos.

Jonas foi contrariado pregar ao Ninivitas porque ele sabia o que aconteceria.[1] Ele anunciou o juízo divino para aquele povo. Se não se arrependessem de seus pecados em quarenta dias seriam destruídos pelo Deus de Israel[2].

Não deu outra:  aquele povo se arrependeu e Deus não destruiu a cidade e o povo naqueles dias. Esse é o Deus que exorta a todos os povos, em todos os tempos, antes de trazer seu juízo sobre cada um. Note seu plano de reconciliação com um povo perverso através da narrativa do profeta Jonas. É desse Deus que você tem ouvido por ai? Você precisa conhecê-lO através de Cristo Jesus.[3] Ele não mudou!

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que a vida do profeta Jonas nos revela do caráter Divino?
  • Aplicação para sua vida: Cada um daqueles que creem em Deus pela fé de Cristo Jesus precisa inteirar-se de toda revelação registrada. Somente assim poderá compreender os desígnios divinos pela fé de Cristo Jesus.

[1] Jonas 4:1-2 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.” Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.

Jonas 4:10-11 “E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? Ibidem

[2] Jonas 3:4 “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.” Ibidem

[3] Lucas 11:30 “Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?