E PRA VOCÊ!…AQUELE ABRAÇO….

E PRA VOCÊ!…AQUELE ABRAÇO….
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

• Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Você tem saudades do tempo que podia abraçar e expressar sua alegria em encontrar pessoa queridas? E agora? Como você faz sem poder abraçar? O abraço é uma das expressões, é um gesto de afeto tão característico de nossa cultura!

O abraço significativo exige um relacionamento, um reencontro de oportunidade maravilhosa, uma reafirmação do  bem querer, a saudade atendida. Existem muitos abraços,  vários motivos. O abraço que na realidade vale, para quem abraça e quem é abraçado, é aquele que fortalece expressa um vínculo de afeto, respeito. .Não se deixe  seduzir por qualquer abraço, dado para cumprir alguma agenda comemorativa ou transmitir uma aparência de felicidade para outros. Permita que seu abraço seja valioso, raro, de verdadeira expressão. Eu sei que acostumamos abraçar até os animaizinhos. Tudo bem! No entanto quando abraçar uma pessoa precisa da consciência do quanto ela é preciosa para você, ainda que você tenha significado menor para ela.

Agora nesse tempo de “não abraçar” a vontade precisa ser contida, cercada de cuidados para que não cause algum mal a saúde do corpo.[1] No entanto a saúde da mente, da psique humana, sofre. Um dos quadros significativos mencionado no evangelho de Cristo Jesus é o retorno do filho arrependido ao pai misericordioso. Voltando em plena miséria, esfarrapado, sujo, malcheiroso, recebeu o abraço carinhoso do pai.[2]

O toque humano é salutar, é saudável, quando realizado em respeito, em amor, pois comunica valor, dignidade. O abraço, como pousar a mão, o beijo, trazem consigo uma proximidade que comunica fraternidade e por isso é utilizado até para o comércio quando trocado por dinheiro.

Jesus não apenas falou ou realizou sinais, que chamamos de milagre. Ele tocava as pessoas leprosas, proibidas pelas leis sanitárias e religiosas. Jesus  apanhava crianças no colo e as abençoava.[3] Por essas e outras razoes os discípulos de Jesus utilizam de todo discernimento na prática desses gestos sejam oportunos ou não. Cada um exercita a própria liberdade nessa prática.

Tire um tempinho para pensar a respeito desse gesto, nesse tempo tão diferente que vive e preste atenção quando no seu íntimo surgir uma sede especial de cumprimentar alguém com um abraço, respeitando o recomendado, ao menos uma máscara. Pense  e tome sua decisão a cada encontro especial.

•             Esta mensagem responde á pergunta: A desigualdade entre os seres humanos é expressão da injustiça divina?

•             Tarefa para hoje: Você pode explorar cada aspecto do seu potencial e deixar-se enriquecer onde precisa da ajuda de outros.


[1] Eclesiastes 3:5 “…tempo de espalhar pedras  e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,..”

[2] Lucas 15:20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.”

[3] Marcos 10:16 “Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?