UMA PERGUNTA COM PERIGO DE VIDA

UMA PERGUNTA  COM PERIGO DE VIDA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
  • Dia do Orador

É normal não ter vontade de viver? Essa foi a pergunta feita por uma moça. Aliás ha muitas pessoas buscando a devida resposta para essa questão.

No Brasil, em 2016, a Organização Mundial de Saúde OMS contabilizou 6,1 suicídios a cada 100 mil habitantes.   Isso já significava mais de 12 mil e quinhentas pessoas. Já pensou? Sabemos que a maior parte das motivações é a perda do significado, da importância de existir. A falta do que dava significado á existência alcançou uma proporção tão grande que a morte pareceu uma enorme economia.

Quem faz essa pergunta para alguém indica que a resposta pode ser decisiva para continuar vivendo ou não. Trata-se de uma questão que somada a outros aspectos revela que vive problemas sérios. Conversas rápidas, respostas superficiais são dadas a queima-roupa apenas para alimentar a comunicação. No entanto envolvem várias questões da própria vida. Essa questão de peso, gordura, dietas radicas, plástica,  tudo isso indica muito desequilíbrio. E ainda trás a possibilidade de ser uma depressão, que é o tipo de condição que não sara com força de vontade, rituais de qualquer natureza. No geral requer remédios por um tempo. Envolve disfunções químicas no organismo, no cérebro. A própria mente não consegue recuperar o equilíbrio de substâncias que moldam o humor. Por isso a medicação pode ou precisa ser um dos recursos para viabilizar a recuperação.

Algumas pessoas se recusam   submeter a qualquer tratamento de natureza científica como se isso tirasse de sua fé a razão de ser. É como se alguém se encontrasse dentro de um carro sem gasolina orando para que ele andasse com o tanque vazio. Sem perceber querem tornar Deus algum tipo de “gênio da lâmpada mágica”. O corpo exige alimento e cuidados físicos, remédios além de recursos espirituais.[1]

Qualquer pessoa passa por fases mais difíceis e pode precisar de ajuda, até mesmo de uma consulta um psiquiatra para medicação. Quem encontra-se desanimado com a própria existência precisa de ajuda e não de críticas.  Você precisa de prontidão para dar ou mesmo receber essas orientações.  Você está em condições?

  • Esta mensagem responde á pergunta: Qual o principal cuidado quando alguém lhe perguntar: É normal não ter vontade de viver?
  • Tarefa para hoje:  Ouça com maior atenção ás pessoas que se dirigem a você. Perguntas como essa podem encerrar a urgente necessidade não apenas de ouvido, mas de um coração amoroso e uma mente corajosa para ajudar.

[1] 1 Timóteo 5:23Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades. Lucas 10:33,34 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?