EQUILÍBRIO NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

EQUILÍBRIO NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
  • Dia do Dentista Brasileiro
  • Dia da Democracia
  • Dia do Macarrão
  • Dia do Sapateiro

Você participa de alguma igreja, culto, missa?   A espiritualidade cristã não é completa sem a dimensão pública. Você precisa equilibrar. Sua leitura bíblica particular, sua participação nas realidades sociais, sua contribuição para obras e missionários são tão necessárias quanto sua interação mais profunda com outros. Agora, chegar, participar do culto ou assistir o culto não é completo se não há um contato mais próximo. Uma interação real entre você e outros que como você vivem a espiritualidade cristã. Isso é essencial. Você já notou como é difícil manter o equilíbrio? Essas duas esferas exigem equilíbrio.

O equilíbrio entre a dimensão pública e a particular da fé em Deus, revelada por Cristo Jesus é muito clara em todo o registro bíblico.  O primeiro e o último versículo do capítulo 18 do livro de Provérbios[1]  ajustam o difícil equilíbrio na questão do relacionamento com os outros. O primeiro versículo diz: “Quem não gosta de estar na companhia dos outros, só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos”. E o  último versículo do mesmo capítulo equilibra a balança ao dizer: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há um amigo mais chegado do que um irmão”.

Se você está indo à igreja, mas não tem se aberto para o convívio, para a comunhão com os irmãos, o texto de Provérbios deixa claro que você só está interessado em si. Significa que você perdeu o equilíbrio, ou seja, caiu no extremo chamado egocentrismo.

Mas existe o outro extremo, também prejudicial, chamado superficialidade. Se você participa de todos os trabalhos e atividades da comunidade, tem contato com todos, mas não tem tempo particular para alguns, principalmente para alguns que você deveria ouvir, cuidado! Esta correria pode esconder a dificuldade em estabelecer relacionamentos profundos e verdadeiros. Esta atitude é que cria o teatro dentro da igreja.

Você precisa cultivar amigos mais chegados do que um irmão.[2] Esse equilíbrio vai se instalando na medida em que você age com obediência de fé no Espirito de Cristo Jesus.  Sem ameaçar, sem pressionar Deus Pai alimenta aquele suave desejo de congregar com mais profundidade com outros cristãos. Aproveite esse final de semana. Até lá.

•          Resposta a pergunta: Qual elemento dá equilíbrio na relacionamento e comunhão cristã?

•          Tarefa para Hoje: Localize-se! Em qual dos dois extremos você tem caído?


[1] Provérbios 18:1 “Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.”  Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento

[2] Provérbios 18:24 “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” Ibidem

Faça o download da Mensagem aqui

3 comentários sobre “EQUILÍBRIO NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

  1. Amém!
    As pessoas culpam o tempo dizendo que não tem tempo para estar em comunhão. Acredito que se separar 15 min todos os dias só para mandar uma mensagem e compartilha o amor de Cristo, já ajuda muitas pessoas e alcança almas pra Jesus. Precisamos cuidar um dos outros para que não morramos ou desanimamos na fé. Deus ele nos atende individualmente, mas ele também está presente onde estiver dois ou três.

    1. Pois é Dayane! Pode parecer muito para alguém esperar 15 minutos do dia. Se no entanto considerarmos que estamos em linha direta com o Pai, como aquele “ponto” que os artistas de jornalistas utilizam nos telejornais, então correríamos a vida com mais segurança. No entanto isso não nos livra de termos algumas “ilhas” de comunicação mais a sós. Muito oportuno o seu alerta. Grato!

  2. Muito pertinente. Acho maravilhosa a definição da igreja, grupo de salvos pela graça, como corpo de Cristo, pq define bem nossa interdependência tão saudável, espiritual e emocionalmente, e situa Jesus como a cabeça, fonte de direção, de comando. Muito boa a meditação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?