SUICÍDIO: DOIS LADOS E TRES LEMBRETES
Dia da Imprensa
• Dia Nacional da Seresta.
• Dia Nacional do Jornalismo.
• Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
O que você pensou quando perdeu alguem conhecido para o suicidio? Fiquei chocado quando soube que três jovens, casados, que freqüentavam igrejas diferentes, cometeram suicídio. Apesar da atenção que recebiam, tomaram a atitude que arrasou a família, os amigos e a comunidade. Que dificulade temos de absorver essa realidade! O suicida grita silenciosamente com seu gesto, que seu sofrimento para essa vida passou dos seus limites..
O suicídio tem dois lados. Daquele que morre e daqueles que ficam. Quem fica também enfrenta muitos sofrimentos íntimos e circunstanciais.1 Então agora que ainda convivemos com potenciais suicidas precisamos prestar atenção a nós mesmos e aos que estão em nosso convivio diário.
Você, eu, cada um de nós precisa cuidar e exercitar a comunhão mais profunda com duas ou tres pessoas. Com elas dividir alguns fardos de preocupações e aprender delas. Ninguem perfeito, mas humano. Verifique se você conta com ao menos duas pessoas para isso.
Outro aspecto é desenvolver uma comunicação mais profunda com os que estão a nossa volta. Sei que algumas pessoas não são faceis. São os solitários, tímidos, os envolvidos com vícios, os que atravessam perdas em relacionamentos ou empreendimentos e os que passam por disturbios psiquico.
Por último ter em mente que você não é Deus para dar conta de todos além da sua própria vida.2 Então cultive também sua conexão com Deus pela fé de Cristo Jesus para discernir, perceber. O Espirito de Cristo Jesus pode chamar sua atenção para aproximar-se de alguem que o ouça. Lembre-se que Cristo Jesus tratou bem um de seus discipulos todo o tempo mas ainda assim o perdeu para o suicídio.3
Aprender a falar a verdade em amor, ter uma palavra de estímulo honesto e aquele interesse que o amor de Cristo Jesus desperta no coração dos que o amam. Então até sem perceber você se torna um canal da graça, justiça e amor divinos para os que estão á sua volta.
- Essa mensagem responde à pergunta: O que conheceu de si quando se defrontou com o suicídio de alguem próximo e conhecido?
- Aplicação para sua vida: Avalie as três atitudes simples e iniciais para começar a encarar essa questão com maior seridade na sua própria vida.
1 1 Samuel 31:4 “Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela”. Mateus 27:3-5 “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
2 1 Samuel 2:6“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” ibidem
3 Mateus 27:3-5 “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.