COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO NO AMOR

COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO NO AMOR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Nacional de Anchieta
  • Dia da Imunização
  • Dia do Porteiro
  • Dia do Tenista

Certa vez vi um rapaz e uma moça jogando tênis de mesa.  Então quem me acompanhava revelou: Eles estão namorando? Eu fiquei surpreso. Prestei atenção e notei o esforço de cada um em lançar a bolinha de modo que o outro pudesse rebater. Quanto mais tempo não interrompessem o jogo pelo erro de algum deles, melhor revelavam a capacidade de se ajudarem mutuamente.

Em esportes como o tênis, tênis de mesa eu só conhecia a competição. Um derrotar o outro. Dificultar ao máximo a defesa. O objetivo era mostrar a superioridade sobre o oponente. Subjugar quem está do outro lado da mesa. No entanto o namoro daqueles dois mostrou-me que o jogo, como o relacionamento que desenvolviam não se tratava de dominar o outro, mas de demonstrar a capacidade de cooperar para o sucesso do outro.

Um psicólogo cristão me chamou a atenção que quando o jogo de tênis de mesa é de dupla para cada lado a situação muda. Facilmente um critica o outro quando perde a bola lançada pelo adversário. Ali acabou a cooperação e transformou-se mesmo em competição. O esforço em manter a unidade é ficar atento às fragilidades do outro e não critica-lo quando fracassou em rebater a bola enviada da outra dupla.

No seu relacionamento conjugal, afetivo, seu esforço é mostrar sua superioridade em administra as finanças? A educação das crianças você quer deixar claro que sua capacidade com os filhos é melhor do que do seu cônjuge? É nessa competição como vão construindo esse casamento. Na verdade, não há parceria, mas concorrência. Quem perde, nessa competição fica no relacionamento ou sai?

O Espírito de Cristo Jesus, inspira as verdades espirituais firmando a cooperação em amor.[1] Hoje há estímulo a competição, em mostrar quem é melhor do que o outro. Essa dominação destrói as condições do relacionamento afetivo cumprir sua função: cooperação e completude. Completar o outro.[2] Como você avalia sua motivação no seu relacionamento afetivo?

  • Esta mensagem responde a pergunta:O que se aprende em um simples jogo de tênis de mesa?
  • Aplicação para sua vida:Preste atenção á sua necessidade e de ganhar ou perder no relacionamento afetivo. Quando seu amor se expressa em servir ou apenas receber obediência não há prontidão no seu íntimo para amar.

[1] Romanos 5:5 “E a confiança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele mesmo nos outorgou.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

[2] Efésios 5:22-28 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?