SONHOS DA CRIANÇA POR SEUS PAIS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
- Semana de Solidariedade com os Povos sem Governo Próprio
- Dia do Trabalhador Rural
- Dia Nacional da Adoção
- Dia do Massagista
- Dia da Indústria
- Dia do Massagista
- Dia Nacional da Adoção
- Dia do Trabalhador Rural
Eu terei uma satisfação especial conhecer pessoas que, na infância, imaginaram ter um pai e uma mãe super poderosos. Pais capazes de atender seus desejos de conhecer um amor sem limites. Um amor capaz de cobrir os traumas, culpas, vergonhas e tristezas passadas e dando uma nova esperança para o presente e futuro.
As crianças abrigadas em instituições de acolhimento depois de afastada dos pais pelos abusos ou por completa omissão no atendimento básico da vida infantil e juvenil. Os corações estão repletos de marcas e sonhos e as esperanças são colocadas nos casais que eventualmente surgem e que podem ser seus futuros pais.
No entanto quando uma criança chega em uma nova familia, seja como irmãos ou como filhos únicos, descobrem que as antigas marcas precisam ser “lavadas” com proteção, amor paciente, direcionada pela disciplina branda. Aquela necessidade de pertencer, fundamental a cada ser humana precisa ser firmada dia a dia em uma convivência que exige coragem dos pais e a construção da confiança no coração e mente da criança.
A criança recebida como filha por adoção luta diariamente com as lembranças desagradáveis do passado, com o medo de que aquela antiga história se repita. Quando percebe novos pais, pais que a respeitam descobrem no próprio coração a rebelião, a incredulidade. Então os novos pais vão conhecendo a ira, as mágoas soterradas. Reconhecer o verdadeiro amor e aceitá-lo é o exercício da fé amadurecida vão conhecendo a altura, largura e profundidade do amor divino.[1]
Na bíblia esse processo de amadurecer no relacionamento confiante em Deus Pai pela fé de Cristo Jesus é chamado de santificação.[2] Por isso lemos que sem a santificação ninguém verá a face amorosa de Deus Pai.[3] Será que você conhece essa experiência? Conte-me!
- Essa mensagem responde à pergunta: Qual criança ou adolescente já não desejou ter outros diferentes dos seus?
- Aplicação para sua vida: O evangelho é maravilhosa notícia de como Deus Pai, o Criador recebe pecadores como filhos através da adoção dando-lhes a condição de coerdeiros com Cristo Jesus.
[1] “Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos..” Provérbios 23:26
[2] ²⁸ Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” Romanos 8:28-32 Leia até o final desse capítulo.
[3] “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14