JOVENS IDEALISTAS E JOVENS ESPIRITUAIS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
- Dia da Juventude Constitucionalista
Os nomes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo referem-se a quatro jovens que se tornaram mártires da Revolução Constitucionalista de 1932, Esse movimento armado visava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e instituir uma nova constituição democrática no Brasil. Eles foram mortos em 23 de maio de 1932, durante uma manifestação estudantil no centro de São Paulo. Seus restos mortais estão sepultados no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, um monumento construído em homenagem aos combatentes de 1932.
Na história de muitos povos os jovens foram os motores que motivaram mudanças quer como civis, quer como soldados de causas. Então não é de estranhar que encontramos na narrativa do Evangelho de Jesus as seguintes palavras de exortação e incentivo:
“¹² jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai. ¹⁴ Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. [1]
Você percebe o reconhecimento do valor dos jovens na fé cristã. Que incentivo seja para os jovens na idade como aqueles que são jovens na fé em Cristo através da pessoa de Cristo Jesus.[2]
- Essa mensagem responde à pergunta: Notou como os jovens pouco considerados nas tradições antigas Deus da exemplo de jovens que Ele usou para também falar ao seu povo?
- Aplicação para sua vida: Não subestimemos os jovens que levam Cristo Jesus a sério e são seus servos. Saibamos reconhece-los e obedecer a Cristo Jesus.
[1] “ Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus. Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:12-17 Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.
[2] Lembre como Deus usou a Davi contra o gigante até tornar-se rei. Samuel jovenzinho falando ao profeta Eli, os três jovens Sadraque, Mesague e Abidenego, . Dentre os amigos de Jó o melhor foi o mais jovem.