O RITMO NOS MOVIMENTOS DA  VIDA

O RITMO NOS MOVIMENTOS DA  VIDA
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
  • Dia da Integração do Telégrafo no Brasil
    • Dia Nacional do Reggae

Dentre vários estilos de música, você reconhece o Reggae? Então você sabe que ela é uma das representantes da Jamaica e tem um cantor bem conhecido.

O Reggae se traduz por sentimentos de pertencimento, identidade e sentido para a existência. Não só o Reggae mas cada música traz o impacto positivo no bem-estar emocional e psicológico seja ele qual for.

Os instrumentos que marcam o Reggae são vários e sua característica principaisl é o ritmo marcado por instrumentos de corda, sopro de metais e percussão. O ritmo na música atua em níveis biológicos, emocionais, cognitivos e sociais. O ritmo influencia até mesmo em nossos batimentos cardíacos. A harmonia e a melodia completam a triunidade da música.

Os instrumentos musicais mencionados na Bíblia, são de três tipos: instrumentos de corda como saltério, alaúde e harpa; percussão como pandeiro e tambor; e de sopro como chifre, flauta e gaita. No último salmo registrado nas Sagradas Escrituras são revelados os propósitos da música.[1]

NO salmo 150 fica claro o objetivo da música com as seguintes palavras: “Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!” E a convocação final fica assim: “Tudo o que tem vida louve o Senhor. Aleluia!” O objetivo primeiro e último da música com os instrumentos, ritmo, harmonia, melodia e ritmo é contar as maravilhas da vida como expressão divina.

 No entanto é preciso reconhecer como a música é colocada normalmente para expressar o pecado na natureza humana. Percebe a maravilha da vida como expressão divina? Não é exatamente o prazer corrompido pelo poder do pecado, mas a vida.[2] Ela com Deus tem o ritmo da verdade, da justiça e da alegria que a criação divina celebra.[3]

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você já é capaz de reconhecer uma cultura através das músicas populares que produz?
  • Aplicação para sua vida: Quando você conhece, ou compõe alguma música que enaltece qualquer aspecto da natureza de modo a glorificar Deus Pai, o Criador, isso é adoração

[1] “Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,  louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.” Salmo 150:3-5

[2] A glória de Deus é um atributo fundamental e frequentemente exaltado em muitos Salmos, seja referindo-se a Deus como Pai ou em Sua majestade geral. Salmo. Salmos como o 8, 19 e 104 cantam a glória de Deus manifesta em Suas obras criativas. Salmos como o 29, 93 e 145 exaltam o poder, a grandeza e a majestade de Deus.

[3] “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” 1 Coríntios 10:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?