O QUE VOCE FALA E O TAQUIGRAFO ESCREVE

O QUE VOCE FALA E O TAQUIGRAFO ESCREVE
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
  • Dia Nacional do Ex-combatentes da FEB
    • Dia do Taquígrafo

Os primeiros registros de um sistema organizado de escrita rápida, que surgiu antes da taquigrafia moderna, datam de cerca de 63 a.C., na época dos grandes oradores romanos.

Marco Túlio Tiro, um escravo liberto e secretário do famoso orador Cícero, é considerado o inventor do primeiro sistema taquigráfico conhecido, chamado de “Notas Tironianas”. As Notas Tironianas consistiam em um sistema de abreviações e símbolos para representar palavras e sílabas, permitindo registrar a fala com maior rapidez do que a escrita tradicional. Esse sistema foi utilizado por cerca de 12 séculos, até o final do século XI.

Em uma época tão tecnologizada pode-se pensar que essa técnica está perdendo sua importância. Então somos lembrados que equipamentos eletrônicos podem falhar ou apresentar problemas técnicos. A taquigrafia, em certos contextos sensíveis, é preferível a gravações de áudio e vídeo. O registro de uma fala através da taquigrafia é considera uma fonte oficial e confiável da informação. [1]

Você sabe que taquígrafos experientes são capazes de registrar a fala humana com alta precisão. Eles captam as nuances e informações que podem se perder em gravações ou transcrições automáticas. Tudo porque a taquigrafia permite registrar o que alguém fala com a mesma velocidade em que é dito o que a escrita manual tradicional não consegue alcançar. A taquigrafia continua a evoluir com o uso de novas tecnologias, como tablets e softwares de transcrição assistida, otimizando o trabalho dos taquígrafos no mundo moderno.

Estou lhe dizendo tudo isso para lembrar o que Jesus disse: “… no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.[2] Leia o capítulo completo: Mateus 12:36-37

  • Essa mensagem responde à pergunta: Sabe desde quando existe uma forma de escrita tãop rápida quanto a fala?
  • Aplicação para sua vida: O que é dito é registrado não somente por som ou vídeo e manualmente mas também como fonte da justiça divina.

[1] “Por isso ele enviou a mão que escreveu as palavras da inscri­ção. “Esta é a inscrição que foi feita: MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM. “E este é o significado dessas palavras: Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim. Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta. Peres: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”. 30Naquela mesma noite Belsazar, rei dos babilônios, foi morto, e Dario, o medo, apoderou-se do reino, com a idade de sessenta e dois anos. Daniel 5:24-30 Leia todo o capítulo e compreenderas melhor como o que está escrito tem importância para a história do ser humano.

[2] Leia o capítulo completo: Mateus 12:36-37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?