A REFORMA AGRÁRIA E A PASCOA.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
- Dia Nacional de Luta Pela Reforma Agrária
- Dia Mundial da Luta Camponesa
O que você sabe a respeito da Reforma Agrária? A relação entre a Reforma Agrária e a Páscoa cristã é estabelecida pelo significado de libertação, justiça e esperança. Esses três conceitos estão, presentes nos dois assuntos. Reforma agrária e Páscoa.
A reforma agrária busca libertar os trabalhadores rurais da exploração e da pobreza, garantindo-lhes o acesso à terra e a condições dignas de trabalho. No entanto a Páscoa cristã celebra e a libertação da humanidade do poder do pecado e da morte através do sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo.[1]
A reforma agrária promove a justiça social no campo, reduzindo a desigualdade e garantindo o acesso à terra para aqueles que dela necessitam. Já a Páscoa cristã é um marco da justiça divina, que se manifesta na vitória do bem sobre o mal e na redenção da humanidade com uma herança que dignifica o ser humano pelo que é e não pelas terras que possui.[2] Uma justiça espiritual para cada um que a deseja e busca.
A reforma agrária tem a esperança de um futuro melhor para os trabalhadores rurais, com mais oportunidades e dignidade. Agora a certeza da esperança divina que distribui gratuitamente o acesso a comunhão com Deus Pai com renovação da fé para viver aqui e na eternidade é só pela Páscoa.
A reforma Agrária e a Pascoa lutam contra a opressão com recursos diferentes.[3] A Reforma Agraria exige que alguns ganham tirando dos outros, enquanto a Pascoa revela como Deus dá de seus tesouros sem tirar de quem quer que seja pois ele tem tudo que o espírito humano precisa. A Pascoa traz recursos da justiça, paz e alegria divinos para a transformação voluntaria dos que a desejam. A Páscoa cristã é o motor divino de uma mobilização social e luta pela justiça não meramente na justiça de terras, mas no relacionamento do ser humano com Deus e com o próximo pela fé de Cristo Jesus.
- Essa mensagem responde à pergunta: O que você sabe a respeito da Reforma agrária e da Pascoa?
- Aplicação para sua vida: Reconhecer contrastes e semelhanças entre fatos é uma capacidade que se desenvolve ao conhecer bem o amor, justiça e a verdade divina.
[1] “Ele (Cirsto Jesus) morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação”. Romanos 4:25
[2] O Reino de Jesus opera primeiramente no coração e na vida das pessoas, transformando-as de dentro para fora. Não se trata de uma mudança de governo ou de estruturas sociais externas, embora possa ter implicações sociais. Justiça paz e alegria no Espirito Santo Romanos 14:17
[3]Justiça Social e Cuidado com os Pobres: Deus, em Sua Palavra enfatiza repetidamente a importância da justiça social e do cuidado com os pobres, os marginalizados e os necessitados (Deuteronômio 15:7-11; Provérbios 21:13; Isaías 1:17; Mateus 25:31-46; Lucas 4:18-19). Isso inclui garantir que todos tenham acesso aos meios de subsistência. A lei do Jubileu (Levítico 25) previa a restauração das propriedades às famílias originais a cada 50 anos, evitando a concentração permanente de terras.