DO PANAMERICANISMO À TORRE DE BABEL

DO PANAMERICANISMO À TORRE DE BABEL
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Panamericano, determinado pela ONU
    • Dia Internacional do Café

Perceba a relação entre o ideal pan-americanista e a Torre de Babel, mencionada na Bíblia?

Tanto o pan-americanismo quanto a construção da Torre de Babel envolvem a busca por união e poder.[1] No pan-americanismo, essa busca se manifesta no desejo de integrar as nações americanas em uma comunidade forte e influente. Já no relato da Torre de Babel, a união dos povos tinha como objetivo construir uma estrutura que alcançasse os céus, simbolizando poder e desafio à autoridade divina.

Alguns críticos do pan-americanismo argumentam que o ideal pode ser corrompido pela ambição de poder, levando a relações desiguais e à hegemonia de uma nação sobre as outras. Já a narrativa da Torre de Babel é frequentemente interpretada como um exemplo de arrogância e ambição humana, onde os povos continuavam a busca por ser como Deus Pai, o Criador acima de quais quer outros povos.

Essa busca por unidade na diversidade do pan-americanismo, exige o reconhecimento das diferenças culturais, políticas e econômicas entre as nações americanas assim também para a União Européia. A confusão das línguas na Torre de Babel que tinha todas as condições favoraveis foi a condenação divina ao projeto de rebelião contra a a ordem de Deus: “Mas vós frutificai, e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e nela multiplicai-vos.”[2]

Em resumo, a comparação entre o pan-americanismo e a Torre de Babel como a União Européia, é um  alerta sobre a realidade e principal obstáculo a  ambição e arrogância, humana no desejo de ser como esse único Deus revelado por Cristo Jesus.[3] A próxima e última tentavia por alcançar esse objetivo será realizado pelo anti-Cristo na construção de uma nova ordem para todo o planeta com união das religiões, governo e economia isto é em um espírito. Nesse combate final Crito Jesus é o vencedor. Voce tem prontidão para encarar essa realidade?

  • Essa mensagem responde à pergunta:  Quais ideais do Panamericanismo e o Globalismo tem semelhanças com a Torre de Babel?
  • Aplicação para sua vida:  Permita-se entusiasmar pelos planos divinos de unificação da raça humana pela fé de Cristo Jesus. Esse plano tem a eterna bênção divina!

[1] “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.” Gênesis11:4 A história da Torre de Babel ilustra uma tentativa da humanidade de desafiar a ordem divina de espalhar-se, buscando concentrar-se em um único local.”

[2] Gênesis 9:7 Após o dilúvio Deus repete sua ordem original.

[3]  “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:  Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.”  Salmos 2:1-3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?