PELO QUÊ A NATUREZA GEME?
![PELO QUÊ A NATUREZA GEME?](https://i0.wp.com/ruahjanus.com.br/wp-content/uploads/2025/02/060225-PELO-QUE-A-NATUREZA-GEME.jpg?fit=900%2C600&ssl=1)
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
- Dia Mundial da Internet Segura
- Dia do Agente de Defesa Ambiental
Que perguntas vem a sua mente quando ouve a respeito de enchentes, deslizamentos de terra e vê terremotos, maremotos, vendavais violentos e incêndios florestais. Essas e tantas outras descrevem tragédias ambientais em que a raça humana contabiliza perdas de bens e de vidas. A pergunta mais frequente é simplificada assim: Onde Deus está que não nos protege desses acidentes naturais?
A resposta cristã declara: Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto. [1] Esses eventos são como gemidos do meio ambiente.A narrativa da criação revela como cada um naqueles seis dias da criação o Criador declarou que tudo estava muito bem, era muito bom. Ao ser humano, tirado dessa mesma terra deu o trabalho de cultivar e guardar o que estava no jardim.
E quando o primeiro casal buscou ser igual a Deus, descuidou da vigilância, trouxe maldição sobre o planeta. Então outra ordem começou a coexistir com a criação divina e o mal começou a manifestar-se no meio ambiente e no próprio ser humano que se tornou mortal.[2] Deus não abandonou a raça humana, mas foi lhe permitindo a convivência com o bem e com o mal que cada um de nós conhece.
Hoje temos agentes para monitorar o cumprimento das leis ambientais. Eles promovem ações de educação ambiental. Trabalham na prevenção e combate a incêndios florestais com outros agentes envolvidos na orientação do meio ambiente.
O cristão geme juntamente com a criação, aguardando a manifestação de filhos de Deus. Como disse Martinho Lutero “Ainda que eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira” Diante da realidade do fim o cristão não cede ao desespero e ficar parado. A espiritualidade cristã resiste na esperança do novo céu e nova terra cuidando do que ainda tem como ordenou o Criador.
- Essa mensagem responde à pergunta: Tantos eventos catastróficos são somente efeitos climáticos ou há algo mais?
- Aplicação para sua vida: Até a natureza deseja que os filhos de Deus se manifestem.
[1] Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto. E não somente ela, mas igualmente nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa, por nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. E não somente ela, mas igualmente nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa, por nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:22-23
[2] “16 E à mulher (Deus) disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Genesis 3:6-7