EM QUE CONSISTE A VIOLÊNCIA CONJUGAL?
- Dia do Portuário – Dia da Abertura dos Portos no Brasil, em 1808
- Dia Mundial do Hanseniano
- Dia da Não Violência
- Dia da Saudade
- Dia da Não Violência
- Dia Mundial do Hanseniano
Violência conjugal, também conhecida como violência doméstica, violência nas relações de intimidade ,refere-se a qualquer forma de violência que ocorre dentro de um relacionamento íntimo, seja entre cônjuges, namorados ou parceiros que coabitam. Vou mencionar ao menos ALGUNS exemplos que caracterizam a violência conjugal.
Primeira: A Violência conjugal, que envolve o uso da força física para causar dano ou lesão, como socos, chutes, empurrões, tapas, estrangulamento, uso de armas, entre outros. Segunda: Qualquer ato sexual sem consentimento, incluindo estupro conjugal, coerção para práticas sexuais indesejadas, assédio sexual, entre outros. Terceira: Caracteriza-se por comportamentos que humilham, intimidam, controlam, isolam ou manipulam a vítima, como insultos, ameaças, ciúme excessivo, perseguição. Existem ainda outros meios que visam subjugar o outro.
O homem precisa reconhecer o seu lugar como pessoa do gênero masculino como Deus Pai o criador determinou, assim como a mulher é alguém com responsabilidades e privilégios diferentes dos homens na geração de filhos.[1] Quando o homem apela para sua força física não provoca mudanças reais na mulher, apenas cria amargura e ira no coração feminino. Quando a mulher insulta e desrespeita o homem também não o torna melhor companheiro, pelo contrário revela o que de pior há no ser humano.
Quem se une a alguém tem as melhores intenções. O que causa as explosões de violência? A natureza violenta dos homens e mulheres manipulados pelo egoísmo como dizemos, ou guiados pelo pecado, como Deus Pai diagnostica. Somente a reconciliação na presença de Cristo permite que homens e mulheres dominem, por amor a Cristo esses poderes que atuam no coração humano. Somente o amor divino derramado em nossos corações nos capacitam a abrir mão do egoísmo e contribuir com a justiça, santidade e amor dado pelo Espírito Santo.
• Essa mensagem responde à pergunta: A violência está no coração do homem e da mulher, já notou?
• Aplicação para sua vida: Admitir a própria condição e aprender, pelo amor a Cristo Jesus lidar consigo é a base da espiritualidade cristã.
[1] “ Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Efésios 5:25-28 e “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:, para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” Efésios 6:1-4- Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.