O ORADOR ATACA A PESSOA OU O PROBLEMA?

O ORADOR ATACA A PESSOA OU O PROBLEMA?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
    • Dia do Orador

Quem de nós não gostaria de ser um orador experiente quando enfrenta uma discussão? O orador é a pessoa que se comunica com um público, transmitindo uma mensagem com o objetivo de informar, convencer, entreter ou inspirar. Ele utiliza a arte da oratória, que envolve diversas técnicas e habilidades de comunicação verbal e não verbal, para se expressar de forma clara, eficaz e envolvente.[1] Agora no momento de uma discussão, de uma briga verbal você está em uma verdadeira luta. As palavras são como armas de ataque ou escudos para defesa.[2] Tem o recursos dos gritos, dos murros, das lágrimas e das ameaças. Não há muito espaço para um orador, como entendemos.

Quantos de nós, diante de uma discussão se encontra sem argumentos. Os pensamentos perdem a ordem e você fica sem palavras. Você precisa não somente se defender mas também atacar e aí está uma decisão importante. Quando você discute você menciona o problema ou agride o  culpado?  Você deixa o problema que iniciou o bate-boca de lado e parte para xingar, ofender, rotular o seu interlocutor com ofensas de todos os tipos que conhece.

O conselho que cada cristão recebe do Espirito de Cristo diz assim: Não digam palavras que fazem mal aos outros, condenando-os mas usem apenas palavras boas, que trazem solução ao problema, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, por meios lícitos para que as  que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste.[3]

Preste atenção se está tratando do problema ou atacando quem causou o prejuízo  Você pode repreender as atitudes, mas deixe a condenação do próximo com o próprio Cristo Jesus. Deus para entender?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você já avaliou os níveis de influencia de om orador?
  • Aplicação para sua vida:  Preste atenção no objetivo do orador que admira e procure desenvolver suas capacidades de também sem um orador segundo o propósito divino!

[1] “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair.” João 6:63-64 ARA Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Efésios 6:10-19 Nova Versão Internacional. Le ia sobre “A Armadura de Deus” 19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,

[3] “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:29-30 Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?