QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERDÃO OU RECONCILIAÇÃO?
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
Você sabe a diferença entre o perdoar e o reconciliar nos relacionamentos familiares? Perdão e reconciliação são dois conceitos distintos, embora frequentemente interligados, especialmente em relacionamentos afetivos que passaram por momentos de conflito, mágoa ou traição. Compreender a diferença entre eles é crucial para a cura e o restabelecimento da relação.
O perdão é um processo intimo, e pessoal. Envolve a decisão consciente de arcar com a humilhação da ofensa, comunicar o erro, e encarar o ressentimento e o desejo de vingança em relação a alguém que lhe magoou. A base do perdão não é somente emocional mas também consciente e racional. O objetivo do perdão é deixar uma porta aberta para a reconciliação, percebe? O perdão não tem um fim em si mesmo. Lembre como o perdão divino tem como objetivo abrir uma oportunidade para a reconciliação com Deus Pai. O perdão não exige a reconciliação mas espera.
A reconciliação é um processo interpessoal que exige o restabelecimento do relacionamento entre duas ou mais pessoas após a ofensa, o conflito.[1] A reconciliação Implica em um compromisso mútuo de reconstruir a confiança, a comunicação e a intimidade. A reconciliação envolve profundamente quem ofendeu, quem feriu. A reconciliação precisa da mudanças de conceitos e não só de comportamento. É preciso ajustar atitudes e padrões de interação para evitar que os mesmos problemas se repitam. Isso requer tempo e esforço para reconstruir a confiança e a intimidade. Isso leva tempo e exige comprometimento de ambas as partes.
Existem outros aspetos envolvidos necessários envolvidos no perdão e na reconciliação abordados em outras ocasiões.[2] Acesse o site e verifique as referencias na palavra “PERDÃO” E “RECONCILIAÇÃO”
- Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a diferença entre perdão e reconciliação?
- Aplicação para sua vida: O objetivo fundamental do perdão é dar uma oportunidade de reconciliação. Essa é a base divina!
[1] “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:13-14 ARA Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida. Paulo escreve esta carta durante o seu segundo e último encarceramento.
[2]“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. “2 Coríntios 5:18,19 – Bíblia Online – ACF Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de 55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.