NÃO OFICIALIZAR O CASAMENTO E O EGOISMO
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
- Dia Nacional do Aposentado
- Dia da Previdência Social
- Dia do Casamento Civil
- Dia da Constituição
- Dia do Casamento Civil
Como você encara alguém que tem um casamento não oficializado em cartório? Muitos ainda aceitam uma celebração religiosa, social. Outros, no entanto, evitam a oficialização da união. O que você entende dessas duas atitudes. O relacionamento antes mais tranquilo começou a ser sacudido pelas exigências e direitos de cada um. Essa realidade deixa a impressão de que é a formalidade diante da lei o que estraga bons relacionamentos.
Uma revelação cristã diz assim: A Lei é pecado? Isto é: a legalização está errada? De jeito nenhum! Não, a oficialização não é o real problema. A natureza humana não se revela como realmente é enquanto não há uma formalização diante de alguma regra. É exatamente diante da regra oficial que a natureza egocêntrica ou o poder do pecado como descreve a bíblia revela a dificuldade do homem em expressar o amor pela esposa e da mulher firmar o respeito pelo marido.
É o egoísmo, a adoração a si e não a Deus Pai que se revela como o pecado. O ser humano, por exemplo não identifica a cobiça, o adultério, se a lei conjugal não mencionasse que isso é inconveniente, injusto. Porquanto, na realidade, você não conheceria a cobiça, ou a infidelidade, o roubo, e a mentira se não existisse alguma lei proibindo essas atitudes. Quando Deus firma alguma lei, ali se revela o egoísmo, o pecado. É o egoísmo, é a adoração a si e não a Deus Pai. Percebeu? Onde não há lei, o pecado está morto. …[1]
Quando Deus firmou os 10 mandamentos, revelou o quanto a raça humana estava em franca rebelião contra Ele. Então Cristo Jesus chegou promovendo a reconciliação entre pecadores e o Criador. É nessa fé que o pecador recebe condições divinas para viver a realidade conjugal sob nova perspectiva. Você precisa compreender melhor essa realidade divina.
- Essa mensagem responde à pergunta: Como encarar a dificuldade que muitos casais tem de oficializar o casamento?
- Aplicação para sua vida: Reconheçamos a dificuldade humana diante de qualquer lei (regra) de responsabilidade mútua gerada pelo poder do pecado, da rebelião conterá o Criador, Cristo Jesus
[1] “O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice.” Porém o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque, se não existe a lei, o pecado é uma coisa morta. Pois houve um tempo em que eu não conhecia a lei e estava vivo. Mas, quando fiquei conhecendo o mandamento, o pecado começou a viver, 10e eu morri. E o próprio mandamento que me devia trazer a vida me trouxe a morte. Porque o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, me enganou e, por meio do mandamento, me matou.” Romanos 7:7-11 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.