O QUE UM SER HUMANO PODE ESPERAR NO CASAMENTO?

O QUE UM SER HUMANO PODE ESPERAR NO CASAMENTO?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

No século passado era costume utilizar aquela frase: Quando casar você sara! Esta era a esperança semeada na mente de cada um. Encontrar alguém que escolherá entre tantos outras e outros e conviver voluntariamente com prazer, alegria, segurança e amor.

A biologia do home e da mulher entregam no relacionamento conjugal expectativas e necessidades diferentes. O erro comum é pensar que os próprios critérios são universais, esquecidos das diferenças biológicas, mentais e espirituais.

É fundamental identificar o que realmente pode entregar e esperar do outro e também o que tem capacidades para entregar e esperar de si. O casamento é uma jornada com altos e baixos, que exige trabalho, dedicação e comprometimento contínuos.

Todos concordam que o companheirismo exige transparência, verdade mas não dizem a verdade toda quando são perguntados. Temem a transparência e escondem o que o outro j[a disse que não aprova. Desde que o egoísmo toda coragem que qualquer um dos dois tem para se revelar é camuflada.

O amor então se intensifica nos pontos de aprovação mútuos, mas depois o casamento, a convivência vai revelando o outro lado da mente e coração humano e ai começam os conflitos. Negam-se a encarar a verdade sobre si e sobre o outro. Exigem mudança do outro sem reconhecer a própria necessidade de alterar valores e atitudes. Assim  facilmente cada um se sente roubado no relacionamento afetivo imaginando que recebe bem menos do que dá.

O homem ama e a mulher respeita. Saber as implicações do amor e do respeito é a base da harmonia revelada na espiritualidade cristã.[1] Essa descoberta exige compromisso de cada um. Somente o amor a Deus pela fé de Cristo motiva honestamente essa busca em si e para o outro.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Com o homem e a mulher tem diferenças biológicas, mentais e espirituais diferentes o que cada um deve esperar do outro dentro do casamento?
  • Aplicação para sua vida: Leve a sério a orientação dAquele que os criou e considera herdeiros da graça divina como revela a Escritura Sagrada, a Bíblia.

[1] “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Esposas, cada uma de vós respeitai ao vosso marido, porquanto sois submissas ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, do qual Ele é o Salvador Assim como a igreja está sujeita a Cristo, de igual modo as esposas estejam em tudo sujeitas a seus próprios maridos.” Efésios 5:22-31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?