A “BIODIVERSIDADE” RELIGIOSA NA HUMANIDADE

A “BIODIVERSIDADE” RELIGIOSA NA HUMANIDADE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional das Biodiversidades Biológicas ONU

 A biodiversidade, ou diversidade biológica, é um termo que reune toda a variedade de vida presente no nosso planeta. Isso inclui todas as formas de vida, desde os microrganismos até as plantas e animais mais complexos, e as interações entre eles.

Até mesmo entre os seres humanos há variedade étnica que vão se misturando a medida que a comunicação e convivência entre as pessoas se intensificam pelos meios de comunicação e locomoção.

Então a diversidade de costumes, de culturas, de modos de pensar uma delas é de natureza espiritual.

A liberdade religiosa é um direito fundamental consagrado em diversas declarações internacionais de direitos humanos. Essa liberdade exige que cada um escolha a que divindade a qual deseja submeter seus valores morais, éticos e espirituais e possa divulga-la aos outros.

A espiritualidade cristã usa o principio divino da liberdade.  Dar ao próximo a liberdade de escolher a divindade a que se devotará, respeitando a vida do próximo, seja quem for.

A espiritualidade cristã baseia-se de escolher como revelou o Espírito Divino através do apóstolo Paulo: “Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” [1]

A liberdade religiosa inclui a proclamação das razões da própria fé. Então cada um fica desafiado a verificar a consistência da própria fé. Essa condição revela a segurança individual. Quem não a tem precisa firma-la e não proibir que os outros divulguem o que creem.[2] Percebeu o desafio?

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que motiva os seres humanos buscarem alguma forma de expressar sua espiritualidade?
  • Aplicação para sua vida: Há muitas religiões no mundo. Escolha a base de sua espiritualidade, mas para quem crê em um único e verdadeiro Deus Pai e salvador  só  há Cristo Jesus!

[1] 1 Coríntios 8:5,6 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.    responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

[2] E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. …Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos. Atos 17, 22-31 Leia todo o trecho de 16-34 e conheça as diversas reações de á pregação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?