DO CULTO AO SOL AO NASCIMENTO DE JESUS

DO CULTO AO SOL AO NASCIMENTO DE JESUS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

O assunto em Mensagem para Hoje é: Do culto ao sol ao nascimento de Jesus.

O sol tem seu valor e importância reconhecido pelas culturas indígenas da América do Sul, da Austrália e Oceania. Então realizam rituais, danças e cerimônias para agradecer à natureza pela abundância e pedir proteção para o ano que se inicia. Em diversas regiões do Brasil, o solstício de verão é celebrado com festas e rituais que misturam elementos da cultura africana com tradições locais. Grupos neopagãos, que buscam reviver antigas tradições religiosas, celebram o solstício de verão como um momento de conexão com a natureza e com forças superiores.

Celebram não apenas o reconhecimento do poder do sol sobre a natureza e a vida em nosso planeta terra, mas também o adoram como o símbolo visível de forças espirituais sobre a natureza humana. Então com o fogo, danças circulares, músicas festivais, o oferecimento de alimentos, bebidas e banhos em rios, cachoeira ou mar servem como instrumento de purificação. Celebram a vida, a natureza e a renovação.[1]

Na espiritualidade cristã celebra-se  o poder, o amor, justiça e santidade de Deus Pai, o Criador e não a criação. Com o nascimento de Jesus não há culto ao sol mas a expressão do poder divino bem revelado por Cristo Jesus, Seu único filho que se identifica com o ser humano.

Abandonado pelos seus discípulos, rejeitado, crucificado, e morto por políticos e religiosos é ressuscitado e marca os que são seus com o Espírito Santo Divino.  Cristo é o nosso sol, que encarnado e nascido em Belém, chega até nós. É assim que crê o cristão.[2]

  •  Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a diferença entre os que do fazem o sol o símbolo ou a própria divindade dos que creem no Deus todo Poderoso que criou o próprio sol?
  • Aplicação para sua vida: De que honra, louvor e culto é o Deus Pai criador do céu, da terra do sol e de todo o universo.

[1] “O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo. Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo, recusaram arrepender-se e glorificá-lo.” Apocalipse 16:8-9 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

[2] “O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória. O seu sol nunca se porá, e a sua lua nunca desaparecerá, porque o Senhor será a sua luz para sempre, e os seus dias de tristeza terão fim.” Isaías 60:19-20O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?