A REPÚBLICA E A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
- Dia da Proclamação da República
As mudanças reais do ser humano precisam ser de dentro para fora. Considere essa questão ao falarmos sobre a república brasileira em Mensagem para Hoje!
A Proclamação da República no Brasil trouxe quatro mudanças básicas nos rumos da nossa cultura:
Primeiro: o poder político passou a ser exercido por um presidente eleito pelo povo, e não mais pela familia imperial. Uma nova constituição foi promulgada em 1891. Segundo: A constituição estabeleceu a divisão dos poderes em Executivo – presidente, Legislativo – deputados e senadores e Judiciário com tribunais e mais autonomia aos estados. Terceiro: A separação entre a religião e Estado isto é a Igreja Católica deixou de ser a religião oficial. Isso dava a liberdade religiosa para o povo sem interferência do governo. E por fim: o direito de votar, mas somente para os homens alfabetizados, excluindo mulheres, analfabetos e negros.
Os costumes antigos, entraram no processo de mudanças na vida do povo. Nesse processo aconteceram revoluções, guerras, rebeliões. Quando a vida muda de fora para dentro leva muito mais tempo para se firmar. A maior delas é a constante luta contra as injustiças e contra a corrupção.[1] A natureza humana corrompe os princípios da república como fez com a monarquia.
Jesus tocou o centro dos problemas humanos clamando:” -Arrependei-vos e creiam no evangelho”[2].
Arrependimento como primeiro passo consiste em admitir os erros contra Cristo Jesus. Segundo passo: Crer, é operar mudanças pessoais obedecendo a Cristo Jesus segundo a constituição divina do Evangelho.[3] Só quem muda assim vive com Deus seja sob o regime político que for para a glória de Deus Pai.
- Essa mensagem responde à pergunta: As melhores mudanças no regime político trazem mudanças no íntimo do ser humano?
- Aplicação para sua vida: A fé em Cristo é vivida nos mais diversos regimes políticos trazendo mudanças pessoais no coração humano diante de Deus e do povo
[1] “Porém se obstinaram, e se revoltaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações.” Neemias 9:26 Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém. Neemias foi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo.
[2] “Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: “-Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho”. Marcos 1:14-15
[3] Muitos dos que creram abandonaram a feitiçaria. Magos e feiticeiras vieram com seus livros de feitiços e fizeram uma fogueira imensa com eles. O valor dos livros chegou a cinquenta mil moedas de prata. Assim, ficou evidente que a Palavra do Senhor fora vitoriosa em Éfeso. Atos 19:19-20 Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de 62 d.C.