O QUE O ESPELHO REVELA DE SEUS CABELOS
- Dia de Prevenção contra Doenças do Coração
- Dia do Guarda Florestal
- Dia Nacional do Quilo
- Dia do Cabeleireiro
- Dia Nacional do Quilo
Já viu seus cabelos no espelho? Então ouça Mensagem para Hoje.
Preciso lhe dizer que fico impressionado com o que acontece com o cabelo das pessoas hoje. Quando vejo nas farmácias tantos produtos para tingir, tratar os cabelos; quando vejo tranças incrivelmente artísticas e o que se tem de recursos para o cabelo, vejo-me quase que em outro planeta. A necessidade de variar leva a todo tipo de experiências. Quem não tem cabelo quer colocar. Quem tem corta careca. Quem não se deu conta ainda de tantos recursos para tratar do cabelo, como diz um ditado popular: “Está mais por fora, que cabelo de coco”.
Quando na bíblia, registra a saga divina para reconciliar-se com o ser humano rebelado, o cabelo é mencionado ocasionalmente. Nessas menções o significado varia segundo o contexto histórico e cultural de cada passagem. Até hoje o cabelo é usado como um símbolo de orgulho de beleza em cada cultura. O modo de cortar o cabelo, o penteado, mostram até mesmo o a ideologia pessoal. O cabelo serve como expressão de castidade em algumas culturas. O luto pode ser demonstrado pelo modo como o cabelo é tratado. Enfim o seu cabelo expressa muito do seu modo de pensar a respeito de si dentro de sua cultura.
Na Nova Aliança que o pecador firma com Deus pela fé de Cristo Jesus não existe qualquer regra específica quanto ao modo de tratar o cabelo, seja de homem ou de mulher. A liberdade individual é uma marca do evangelho, com um objetivo: refletir a glória de Cristo.[1] Daí o cabelo precisa expressar de algum modo o sexo do ser humano. Outra orientação é utilizar o cabelo como um instrumento de modéstia pessoal ao invés de ostentação social. [2]
Note como o seu cabelo também tem expressão nos seus valores espirituais.[3]
- Essa mensagem responde à pergunta: Já pensou em como a espiritualidade cristã pode Já prestou atenção em como o cabelo reflete parte de sua cultura, classe social e até a espiritualidade?
- Aplicação para sua vida: Note como seu exterior pode servir como um canal de sua espiritualidade interior.
[1] “Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.
[2] “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos;”1 Pedro 3:3.
[3] Diversas citações bíblicas do cabelo: Glória feminina: Em 1 Coríntios 11:15, o cabelo comprido da mulher é descrito como uma glória, um sinal de honra e beleza. Poder: Em Juízes 16:13, Dalila corta o cabelo de Sansão, símbolo de sua força e poder, deixando-o vulnerável. Castidade: Em 1 Coríntios 11, o uso de véu pelas mulheres casadas é relacionado ao comprimento do cabelo, sugerindo uma conexão com a castidade e o papel da mulher na comunidade. Luto e arrependimento: Em diversas culturas antigas, cortar o cabelo era um. Ezequiel 7:18: