DESAFIOS DE QUEM ENSINA!
- Dia Internacional das Mulheres que Trabalham no Campo
- Dia da Ciência e da Tecnologia
- Dia do Normalista
- Dia do Professor
- Dia do Normalista
- Dia da Ciência e da Tecnologia
Você considera sua profissão muito difícil? Pense comigo sobre a atividade dos professores. Em Mensagem para hoje agora!
Na sua opinião, qual é a profissão mais difícil? Pense um pouco! Já pensou? Conheci gente que trabalha fazendo autópsia. Vi outro que trabalha como coveiro. Então, eu não sei a sua opinião, mas vou lhe apresentar uma profissão difícil: de professor, de professora.
Ensinar gente viva, gente que pensa que quer aprender, gente que gosta de saber não é fácil. Imagine ensinar quem não quer aprender? Aprender dói. Aprender exige que você absorva a nova informação e a torne sua, como se você a adotasse para ser parte de você. Isso traz mudança no modo de pensar, de sentir e de agir. Apenas ouvir informações não é aprender. Aprender resulta em mudanças até no caráter.
O professor é eficaz quando não apenas passa informação. Isso um vídeo, a Internet fazem muito bem. O professor ensina a “vida” da matéria. Quantos alunos dizem que não gostam de uma ou outra matéria por causa do professor? A dificuldade de relacionamento com o professor, afeta muitos alunos no aprendizado da matéria. Quando há um laço de afeto, respeito, admiração entre aluno e professor ocorre, verdadeiramente o aprendizado. A vida é afetada e até transformada, não pela mera informação, mas pela vida compartilhada. Interessante, não é?
Jesus enviou seus discípulos para serem professores e ensinarem as pessoas a fazerem tudo o que Ele ordenou[1]. Isso vai além de ouvir ou assistir pregações[2].
Quando você se envolve em ensinar alguma tarefa para alguém, não é suficiente falar e mostrar, mas treinar, supervisionar. Isso dá muito trabalho. Vamos abraçar e agradecer, respeitar os que ensinam para o bem. Vamos consolar e interceder os que estão desistindo de ensinar. Esta é uma atitude digna dos discípulos de Cristo Jesus.
- Resposta a pergunta: Qual é a diferença entre ensinar e passar informação?
- Tarefa para hoje: Ao dedicar-se ao ensino, lembre-se que isso exige exemplos no convívio e não apenas palavras.
[1] “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Amém. Mateus o primeiro dos Evangelho no Novo Testamento, foi escrito por volta de 60-65 d.C. depois do Evangelho de Marcos. Tem por objetivo mostrar que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus. Mateus 28:18-20
[2] “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.” Lucas 6:47,48 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.