O DESERTO E A FÉ CRISTÃ
- Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (ONU)
- Dia do Funcionário Público Aposentado
- Dia da Medicina Veterinária Militar
- Dia do Funcionário Público Aposentado
Voce já teve a oportunidade de passear em um deserto? Vemos dunas de areia em algumas regiões do Brasil. Elas são caracterizadas por sua beleza cênica, com enormes colinas de areia que se movem constantemente devido aos ventos e oferecem um espetáculo visual único. Embora não sejam desertos propriamente ditos, são áreas em que chove pouso e pouca vegetação, uma região árida que lembram os desertos.
O deserto é mencionado desde o livro de Gênesis o primeiro livro da narrativa bíblica até o Apocalipse o último livro. Geralmente, a Bíblia o apresenta como um ambiente árido ou desabitado que desempenha diferentes papéis e simbolismos.
O deserto se caracteriza por ser desabitado. Nove desertos são mencionados na narrativa bíblica. Não é lugar comum de habitação. Jesus experimentou suas primeiras tentações nos seus dias no deserto.[1] No entanto o deserto é a condição de alguem que não confia na atuação do Deus Criador e Pai de Cristo Jesus. Alguem que vive só consigo mesmo.[2] Até mesmo afastado dos outros.
Um deles é frequentemente associado à caminhada do povo de Israel em direção à Terra Prometida após a libertação do Egito. Esse deserto representa a primeira etapa da jornada de fé daqueles que aceitam Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Pois, ao deixar o Egito espiritual, a incredulidade e o sistema maligno, o discípulo de Jesus é chamado a viver uma vida na fé divina. Nessa vida comparado a uma peregrinação tem provada a fé ao enfrentar dificuldades e lutas íntimas e por fora. É assim que conhece às bênçãos da dependência, da obediência a Cristo Jesus.[3] Voce tem passado por desertos em que a sua fé em Cristo é testada?
- Essa mensagem responde a pergunta: Notou como o deserto também é cenário na narrativa bíblica do Evangelho de Deus Pai e de Cristo Jesus seu Filho?
- Aplicação para sua vida: O cenário onde homens e mulheres tem experiências com Deus comprova que o divino nos alcança onde quer que estejamos. Nosso desafio é lhe dar ouvidos.
Palavra chave:FÉ
[1] Mateus 4:1 “Depois disto, Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo.“ Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus
[2] Jeremias 17 5 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626ª.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.
[3] https://bibliotecadopregador.com.br/principais-desertos-da-biblia/