FALE QUE EU ENTENDO!
- Dia da Língua Nacional
Quando você entende o que eu digo, isso significa que podemos trocar pensamentos. Quando você sabe expressar-se na língua própria de um povo, você tem um meio de aprender o que ocorre a sua volta.
Quando você fala e eu entendo podemos pensar e agir juntos. Podemos criar a cultura, fazer história ou construir nossa identidade. Percebe como nosso idioma mostra quem somos e aponta onde vivemos?
Hoje há um esforço para unificar o português falado no Brasil com o português falado em Portugal, nos vários países Africanos, na Ásia e na Oceania. Esta tarefa não é fácil pelas distâncias e localização geográfica. Você agora percebe porque é importante avaliar o dia da Língua Nacional nesse dia 21 de Maio? Ele refere-se a importância da língua falada por um povo de um determinado lugar, de um país.
Existe, no entanto, duas línguas que caracterizam basicamente dois povos: a verdade e a mentira! Quando a verdade busca fidelidade aos fatos revelados por Deus, a mentira quer dar outra versão da realidade. Um é o idioma do Reino de Deus o outro é do Reino das Trevas.
Falando na língua do seu próprio povo, Jesus revelou essa nacionalidade espiritual. A mentira é a matriz do que rejeita a Deus: o diabo. “Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”[1].
Quem é de Deus compreende a língua de Deus! Que revelação! Que julgamento! Que condenação! A questão não reside apenas em fazer “o que é certo” mas em falar e entender o que Deus diz. Falar da realidade segundo a revelação divina é expressar-se segundo o idioma do país, do “país” no qual “nascemos”.
A verdade é a língua do povo de Deus! Percebe porque precisamos deixar a mentira? É mais que princípio moral, é natureza espiritual e eterna!
- Essa mensagem responde a pergunta: Os recursos que você tem a disposição ao falar e compreender um idioma!
- Aplicação para sua vida: A fé, a capacidade de ouvir e entender a Deus, vem pelo ouvir a pregação de Cristo Jesus. Ouça a Jesus e você aprenderá o idioma do Deus Pai.
[1]João 8: 43-47 Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus