RECONCILIAÇÃO NÃO É TURISMO NA VIDA DO OUTRO!
- Dia da Cavalaria
- Dia do Cozinheiro
- Dia do Guia de Turismo
- Dia do Cozinheiro
Residir em um lugar, em uma cidade, e fazer turismo em outro local diferente são experiências completamente diferentes. Claro que você conhece os pontos turísticos do lugar em que você mora. Você vive nessa cidade, conhece as pessoas dali os costumes e perigos na região.
O turista chega de fora e passa pouquíssimo tempo ali. Fica encantados com as belezas naturais, bem diferentes do local onde reside. Se surpreende com os costumes, com a moda e com o que lhe é diferente de onde vive. Pode até criticar tudo e sentir-se superior em tudo em muitos aspectos. O turista chega de fora e passa pouquíssimo tempo ali.
Quando surge um conflito, uma briga entre duas pessoas facilmente surge alguém, desejosa de restaurar a harmonia falando do perdão. Não se preocupa muito em saber do impacto da ofensa no coração de quem foi a vítima e muito menos das razões de quem causou a ofensa. Em nome do perdão busca fazer como que uma breve excursão pela vida de cada um dos envolvidos com receitas fáceis e instantâneas.
Jesus orientou a contar com a mediação de outras pessoas interessada benignamente com os dois em conflito. Se não houver arrependimento por parte de quem ofendeu o perdão de quem foi ofendido então devem sim se separar para preservar a dignidade mutua. Leia a respeito na bíblia[1]
A reconciliação não acontece com uma mera visita e conhecimento superficial das condições dos envolvidos. Somente quem mora, quem vive a reconciliação como local de residência existencial conhece o que Deus ensina e vive através de Cristo no caráter divino. Ele veio, viveu morreu e ressuscitou e por isso nos representa perfeitamente.
Converse com a respeito conosco a respeito da reconciliação com Deus com o próximo e com você. Está bom? Aguardamos!
- Resposta a pergunta: Você acredita que a reconciliação entre as pessoas consiste apenas em um conversa superficial como uma viagem turística na vida do ofendido e do ofensor?
Tarefa para hoje: Tanto o ofendido com o ofensor tem um caminho a percorrer para que a reconciliação se firme de fato e verdade como Cristo ordena e testemunha.
[1] “Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. 15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano”. Mateus 18:14-17