MORIBUNDOS E A CONVERSÃO

MORIBUNDOS E A CONVERSÃO
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Carpinteiro – Dia do Marceneiro
    • Dia Nacional da Imigração Judaica
      • Dia Nacional do Artesão
        • Dia dos Moribundos

Você certamente sabe o significado da palavra “moribundo”. Não é apenas uma palavra um conceito mas o estado da vida de uma ser vivo, um ser humano. A palavra “moribundo” vem do latim moribundus e expressa o momento próximo à morte. O moribundo é aquela pessoa que devido a uma doença ou acidente se encontra próxima a seu fim.

Moribundo é composto por dois componentes léxicos: mor ou mortis que significa morte e o sufixo bundus em latim que quer dizer tendência uma característica forte.  como a palavra vagabundo. Ela significa alguém que anda por ai sem trabalho, sem ocupação.

Os dois ladrões na cruz, como Jesus, estavam moribundos. Jesus condenado como algum subversivo proclamado Rei dos Judeus. Os outros dois ladrões por crimes que a justiça romana considerava a crucificação como justa a pena de morte[1]

A raça humana é bem representada por cada um dos ladrões condenados. Um reconhecia que sua pena de morte era justa. Outro desafiava o próprio cristo a tira-los da cruz e fugir das consequências de seus crimes. Aqui você nota como a disciplina, o castigo não tem o poder de mudar, de converter o ser humano. Quantos não morrem blasfemando a Deus e a todo mundo momentos antes de morrer? No entanto há pessoas que diante da morte, moribundos admitem a morte física como o justo castigo, pelos crimes contra si, contra o próximo  e contra Deus Pai.  O que operou esse arrependimento para com Deus precisa da regeneração dada pelo Espirito de Cristo Jesus.

Somente Deus  Pai e o moribundo sabem se houve ou não a conversão verdadeira. Assim Jesus disse: “Hoje estarás comigo no paraíso!”

  • Resposta a pergunta: Será que qualquer oração de um moribundo é atendida por Cristo Jesus?
  • Tarefa para hoje: Muitos pensam que no último momento podem fazer qualquer confissão, mas Deus , somente Ele sabe aquelas que foram frutos de um arrependimento diante dEle e a fé colocada em Cristo Jesus.

[1] “E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? ⁴¹ E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. ⁴² E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. ⁴³ E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”  Lucas 23:39-43 : Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?