CONVERSÃO, CULTURA E O CRISTÃO
- Dia Mundial da Cultura muçulmana, paz, diálogo e Cinema
- Dia Mundial do Imigrante Libanês
- Dia Mundialdo Encanador
- Dia Mundial do Imigrante Libanês
Alguma vez, na sua vida você já mudou de religião? As pessoas podem mudar de religião por diversas razões. Deixam a religião que aprenderam na família e se convertem a outra com práticas, ritos e valores diferentes. Já ouvi de pessoas que deixaram a religião protestante e passaram a participar de cultos afro-brasileiros. Algumas culturas até proíbem que alguém do povo se converta a outra religião.
Quando a narrativa bíblica utiliza a expressão “conversão” menciona algumas das atitudes dos que passaram por essa mudança.[1] Eles queimavam os próprios objetos sagrados e ídolos que adoravam, como expressão visível da fé que tem agora no único Deus Vivo e Verdadeiro. Eles passavam a esperar a vinda de Jesus Cristo a quem Deus ressuscitará dos mortos, que voltará do céu e salva o pecador do castigo divino que está para vir.
Imagine o nível de certeza necessário para alguém queimar os ídolos em que, por tanto tempo era a segurança que tinha. Crer não apenas que Jesus ressuscitou, mas que voltará para nos proteger da ira divina que há de vir sobre aa humanidade.[2]
O princípio ativo da conversão cristã não é operado pela igreja, por argumentos, mas pela regeneração espiritual que somente o Espirito Santo realiza. Como uma semente de mostarda a regeneração cristã faz crescer a comunhão com Deus Pai levando o pecador para ser cuidado pelo pastor divino.[3] Esse espirito não desenvolve a mediunidade mas a santidade,[4] assim a separação daquela vida, ainda manchada pelo pecado, para uma comunhão com Deus Pai. Isso é conversão com liberdade para o ser humano viver como deve diante de Deus pela fé em Cristo Jesus.,
- Resposta a pergunta: Você já avaliou as implicações da conversão a Cristo Jesus?
- Tarefa para hoje: A mudança espiritual é como passamos a enxergar a nós, os outros e a Deus Pai.
[1] “Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocês e contam como vocês nos receberam bem e como vocês deixaram os ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro. Elas contam também como vocês estão esperando que Jesus, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou, volte do céu, esse Jesus que nos salva do castigo divino que está para vir. 1. Tessalonicenses 1:9,10 Apóstolo Paulo escreve aos cristãos na Tessalônica por volta de 50 d.C.
[2] “Porquanto, se os mortos não ressuscitam, nem o próprio Cristo foi ressuscitado! E, se Cristo não ressuscitou, a vossa fé para nada serve, e continuais a viver em vossos pecados. Se cristo não ressuscitou nossa fé é vã.” 1 Coríntios 15:16-17 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto.
[3] “Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia”. João 6:44 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
[4] https://ebdinterativa.com.br/crescer-na-graca-e-no-conhecimento-do-nosso-senhor-e-salvador-jesus-cristo-2-pedro-3-18/