“BENÇÃO PAI, BENÇÃO MÃE!”

“BENÇÃO PAI, BENÇÃO MÃE!”
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional da Língua Materna
    • Dia da Conquista de Monte Castelo
      • Dia Nacional do Imigrante Italiano

Benção pai, …benção vô!“ Você já ouviu esse cumprimento de filhos, filhas, netas e netos? A expressão verbal “benção pai” é uma forma de cumprimento usada principalmente na cultura brasileira, quase em desuso. É uma saudação de respeito e reverência ao pai ou ao avô, mãe ou avó. Na realidade alguém está pedindo: “…abençoa-me pai, …abençoa-me vovô. Abençoa-me diante de Deus Pai, mamãe ou vovó abençoa-me em nome do Criador. ”

E, você ouviu a resposta? –“Deus te abençoe filho, Deus te abençoe filha”. São expressões que envolvem a aprovação daqueles que tem alguma autoridade familiar, por alguém que é uma referência de vida, sabedoria, ensino para a harmonia familiar.

Quem pede a benção para o mais velho reconhece sua fonte de valores éticos e espirituais.[1] Quem abençoa está ciente da responsabilidade no exemplo de vida que dá. Não há Inteligência Artificial, tecnologia ou ideologia política capaz de substituir, na mente e espirito humano, a referência da família como base de construção do ser humano, ainda que com erros. Aliás é exatamente na família que se aprende a reconhecer erros e corrigi-los por amor ao próximo e ao próprio Deus. Deus Pai é a fonte de onde jorra a benção divina para os que reconhecem sua realidade e importância para cada ser humano.

  • Resposta a pergunta: Quais as referências humanas e cristãs do jovem pedir a benção para os familiares mais velhos?
  • Tarefa para hoje: Primeiro não ridicularize quem ainda age assim. Segundo medite as implicações desse pedido. Veja bem a quem você dirige sua benção ou pede por ela.

[1]  “Que o Senhor os abençoe e os guarde; que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.” Números 6:24-26 Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar em Canaã, “a terra prometida”. O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.

[2] Tu te levantarás reverentemente diante de uma cabeça com cabelos brancos; honrarás o ancião e tratarás sempre com elevado respeito todas as pessoas idosas. Temerás o SENHOR teu Deus. Eu Sou Yahweh. Levíticos 19:32 O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?