INTOLERÂNCIA E AS CONDIÇÕES HUMANAS

INTOLERÂNCIA E AS CONDIÇÕES HUMANAS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Você precisa fazer uma listinha de situações, das atitudes, palavras e valores morais e espirituais que você não suporta.  Até seu corpo reage com descargas hormonais como que se preparando para uma luta. Ainda que você respeite pessoas que vivam, defendam, e agem da maneira que fere você, seja no físico, na mente, na alma ou mesmo no espírito. Você respeita essas pessoas. No entanto você não tem como tratar o que lhe fere como se fosse aceitável, ou mesmo normal. A dignidade do ser humano, a base de todos os demais valores.  é formada por comportamentos sociais, certas maneiras de pensar e pela sensibilidade de cada um.[1]

Jesus chama seus discípulos a amar os inimigos. Se essas pessoas tiverem fome, sede, estiverem sem ter o que vestir devemos suprir suas necessidades. A comunhão, no entanto, não é possível. Quando os discípulos de Jesus pediram autorização divina para destruir, com fogo do céu, a cidadezinha que se recusou a abrigar o mestre e seu seguidores, Jesus os corrigiu lembrando. “-…pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los”.[2]   

A intolerância divina ao pecado que habita o ser humano levou Cristo a dar a própria vida. Os que reconhecem sua condição de rebelião e incredulidade crendo na obra de reconciliação que Cristo Jesus realiza, são acolhidos por Deus. Por isso Deus continua fazendo o sol brilhar sobre justos e injustos e a chuva cair sobre os que o reconhecem como também sobre os que O desprezam. É Deus dando oportunidade ao pecador antes de destruir o pecado no Dia do Juízo.

  • Resposta a pergunta: Como você encara realmente as pessoas que abraçam valores e práticas que você não pode tolerar?
  • Tarefa para hoje: Existem situações e valores que não se pode negociar pois trazem em si a razão fundamental da existência do ser humano diante do Criador.

[1] https://institutoaurora.org/precisamos-falar-sobre-a-intolerancia-religiosa/

[2] 2E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos; mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: “Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los”; e foram para outro povoado. Lucas 9:52-56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?