ATENÇÃO ESPIRITUAL AO ENFERMO

ATENÇÃO ESPIRITUAL AO ENFERMO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia  Nacional do Enfermo
    • Dia do Treinador de Futebol

Enfermo é uma palavra que vem do Latim “infirmus” – ‘fraco, débil, adoentado. Quando alguém se encontra fraco, débil e adoentado está enfermo. Quando alguém fica doente não se trata apenas da fragilidade física. Todo seu corpo e pensamentos refletem esse estado. Note o modo de pensar do doente.: “….estou mal… acho que não vou trabalhar. Não estou me sentindo bem será que fui contaminado pela nova epidemia? ” Todo seu corpo reage não apenas ao que sente, mas também ao que pensa. Sua postura corporal pode refletir o grau da enfermidade.

A enfermidade revela a fragilidade humana. Diante desse estado a autoestima do doente sofre. Quando precisa contar com a ajuda de outros enfrenta a humilhação. Se precisa que alguém lhe dê banho na cama a vergonha surge, pois, sua privacidade é invadida. Quantos enfermos não maltratam justamente quem está cuidando deles?

O enfermo está vulnerável a temores, frustrações, ira com os mais variados pensamentos.[1] Por isso há uma dimensão espiritual em qualquer enfermidade. Quando digo espiritual me refiro ao modo como o enfermo lida com as explicações e razões da sua doença. Suas culpas participam desse estado mental. Será que peguei essa enfermidade como castigo pelo meu pecado?

Assim um enfermo precisa de medicamentos, de cuidados quando debilidades, boa alimentação e também de orientação de natureza divina. O que Cristo Jesus disse aos mais variados tipos de doentes? Você sabe? O enfermo precisa de cura nos diversos níveis da sua doença,

E você, está pronto para encarar um simples resfriado? Preste atenção a toda sua saúde!

  • Resposta a pergunta: Será que todo tratamento que um enfermo precisa se resume a um atendimento de primeiro mundo para recuperar o seu físico?
  • Tarefa para hoje: Considere a natureza humana não apenas a um corpo, mas também a mente e espírito como foi criado pelo Todo Poderoso. Então a cura exige o retorno humano  a comunhão com Deus Pai.

[1] “Entre vocês, há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos. Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disto: Quem converte um pecador do erro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.” Tiago 5:14-20 Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos. Escrito por volta de 45 a 50 d.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?