RELIGIÃO, POLÍTICA E FUTEBOL SE DISCUTE!
- Dia da Liberdade de Culto
- Dia do Leitor
Hoje, você ainda diz que religião, política e futebol não se discute. Será? Nos esportes surgem brigas dentro ou fora dos estádios com violência física. Na política os palavrões e cancelamento dos envolvidos causam injustiças. A crítica a religião vem subindo o tom com as mais diversas expressões preconceituosas, verbais.
O diálogo, a conversa faz parte da natureza humana. A prática da religião exige respeito dentro dos limites da cidadania. A liberdade de falar, de conversar, de identificar as diversas opções que cada religião oferece para os transtorno religiosos, morais e éticos não devem ser proibidos. Eles fazem parte da liberdade de culto.
A liberdade religiosa exige que cada um apresente, converse, argumente as razões da fé que professa. O conselho divino na espiritualidade cristã está registrado assim: 4Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. 16Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. [1] Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.[2] Esta é a ordem que Jesus entregou a seus discípulos. A isso obedecemos!
- Resposta a pergunta: Religião política e futebol ainda não se discute?
- Tarefa para hoje: Aquele que confia em Cristo Jesus a ponto de obedecer discute a fé com humildade e respeito com quem quer que seja o interlocutor.
[1] 4Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.” 15Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. 16Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. 17É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. 18Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, 19no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
[2] 8Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20