REIS, MAGOS, TRADIÇÃO E REALIDADE
- Dia da Noite de Reis
Voce já ouviu alguém dizer que a “teoria na prática é outra” Dizem que “falar é fácil, fazer é que são elas” Resumindo o que se diz e sabe é difícil colocar em prática. A tradição é oficializada pela prática. Por isso a prática da tradição com facilidade se distancia do fato, da verdade.
Hoje conhecemos como os reis os magos que procuravam em Jerusalém o recém-nascido Rei dos judeus. Quando você lê o testemunho bíblico é informado de que eram apenas magos, sábios, astrónomos. [1]Não eram judeus. Vieram do oriente, onde hoje é o Irã.
Uma pesquisa verificou que foi entre o século XI e XV o fortalecimento do poder monárquico quando a ideia de que esses sábios eram reis.[2] Em uma sociedade de grandes banqueiros, a Adoração dos Reis Magos alude à homenagear os poderosos da Terra ao Deus nascido na pobreza. No entanto buscam o favor de divino para quem, dotado de tantos bens, os utiliza para objetivos santos. Eram três presentes valiosos ofertados ao menino Jesus mas não eram 3 reis apenas magos. Leia a verdade em todo o segundo capítulo do Evangelho pelos discípulos de Jesus chamado Mateus.
Você nota que de magos, estrangeiros, os personagens foram elevados a categoria de três reis magos e até transformados em santos. A tradição é reverenciada mais do que a realidade. A fé cristã está firmada no que foi escrito dos relatos das Escrituras. A fé na tradição está sujeita aos interesses das épocas e dos governantes. O que Deus disse e escreveu é eterno!
- Resposta a pergunta: Você já percebeu o perigo que cerca a rotina da prática religiosa tradicional?
- Tarefa para hoje: Manter a vida na prática dos cultos e ritos da espiritualidade cristã exige a consciência vívida da comunhão com Cristo Jesus.
[1] ¹ “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,.” Mateus 2:1 Leia todo capítulo e note os desdobramentos que a chegada desses magos causaram. Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus
[2] Veja em [PDF] DE MAGOS À REIS: AS TRANSFORMAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES DA ADORAÇÃO DOS REIS MAGOS em google acadêmico