PARÁCLETO, O VIZINHO DIVINO!
- Dia do Vizinho
Como está seu relacionamento com seu vizinho nessa altura do ano? Que alegria ter um bom vizinho! Eu tenho um ótimo vizinho! Agora nem consigo imaginar a dor de cabeça em não se dar bem com o vizinho.
Por que se entrevistam os vizinhos de alguém famoso na arte ou no crime? Os vizinhos escutam as brigas ou o silêncio na sua casa. Os vizinhos sabem quando você trocou de carro! Os vizinhos acompanham parte de sua vida e história ainda que por cima do muro.
Até nosso Deus e Pai confirma como o vizinho é a ajuda mais próxima para um socorro e emergência[1]. Por esta razão respeitar as divisas do terreno com o seu vizinho é condição fundamental para um relacionamento harmonioso.[2] Antes do povo judeu deixar o Egito, Deus ordenou a refeição de despedida da escravidão. Cada família pequena devia a convidar o vizinho para juntos comerem o cordeiro sacrificado.[3]
Ao prometer aos seus discípulos que não os deixaria órfãos Jesus disse: “… meu Pai deixará ao lado de você seu Espírito que é o Espírito da Verdade, para guia-los. Ele trará a sua memória o que você já ouviu das revelações divinas registradas na bíblia.[4] A expressão grega para o consolador divino, no grego é “paráclito”. Esta palavra tem vários significados tais como: Aquele que protege, auxilia, intercede, advoga, consola. Encoraja, reanima e que dá vida divina.
Espírito não invade sua vida. Ele respeita seus limites como um vizinho respeita o muro que separa a casa de vocês. Entristecer o ignorar esse Espírito é privar-se do consolo e direção divinos.[5]
- Essa mensagem responde à pergunta: Quais experiências você tem com seus vizinhos?
- Aplicação para sua vida: Já descobriu como a proximidade do Espirito de Deus em seu íntimo tem semelhança com um bom vizinho?
[1] “Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante“. Provérbios 27:10 Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.
[2] “Não faça visitas frequentes à casa do seu vizinho, para que ele não se canse de você e o passe a odiar. Não viva na casa do seu vizinho“ Provérbios 25:17 Nova Versão Internacional – Português (NVI)
[3] “ Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro“. Êxodo 12:4
[4] “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.“ João 14:26
[5] “Não apagueis o Espirito” 1 Tessalonicenses 5:22