POR QUE O PASTOR DIVINO ENCARNOU?

POR QUE O PASTOR DIVINO ENCARNOU?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional da Silvicultura
    • Dia do Cirurgião Plástico
  • Dia da Aviação Civil
    • Dia do Pau-brasil
      • Dia do Pastor

Já notou como a notícia de pastores  que protagonizam escândalos dão mais “likes” nas redes sociais? A curiosidade é despertada com maior intensidade pelas notícias que descrevem as atitudes inconvenientes dos que pastoreiam em nome de Cristo Jesus.

Deus já na antiguidade repreende os pastores do povo de Israel.[1] Agiam como empregados mercenários. Não cuidavam das ovelhas apenas se aproveitavam da pele e da carne das ovelhas. A outros, seus líderes religiosos Deus os  comparou a ovelhas gordas e fortes que oprimiam as ovelhas fracas impedindo-as de tomar agua limpa e sujando-a depois de beberem.[2]

Quando Jesus nasceu foram os pastores que a noite cuidavam de ovelhas que receberam o convite celestial para conhecer a criança que se tornaria o pastor divino.[3] Jesus, já adulto, revelou que ele é o bom pastor porque ele dá a própria vida, pelas suas ovelhas. Ele dá a vida e depois a recupera pela ressurreição.  Existem hoje quase 8 bilhões de pessoas em nosso planeta. Nem todas são ovelhas de Cristo Jesus pois ainda não reconhecem sua voz e por isso não o seguem. Jesus, no entanto, diz que ele conhece sua ovelha.

Quando Jesus, depois de negado por Pedro o encontrou em uma praia lhe perguntou por três vezes: Pedro você me ama? Pedro respondeu. Então Jesus lhe disse: “Cuida das minhas ovelhas”[4] Os discípulos de Jesus cuidam das ovelhas que são do Senhor Jesus, que ouvem a Sua voz e o seguem.[5] Diante disso cada discípulo de Jesus cuida das ovelhas não suas, mas do Senhor Jesus. E você como ovelha conhece a voz do Senhor? Você o segue?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você já se perguntou por qual razão o Cristo precisava se encarnar?
  • Aplicação para sua vida: O próprio Cristo o Logos divino esvazia-se do seu poder eterno e assume forma frágil, humana e identifica-se com a raça humana em tudo, menos no pecado.

[1] Leia todo o capítulo 34 do livro do profeta Ezequiel. A mensagem do profeta Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia (592-570). Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

[2] “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai“.  Filipenses 2:5-11 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Filipos  quando estava preso por volta de 62 d.C.  demonstra que há alegria e não orgulho na existência humana diante do que Cristo  na vida do crente.

[3]  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.  Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”  João 1:1-4 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[4] João 21:15-17  Ibidem

[5] “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um“. João 10:27-30 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?