A REAL UTILIDADE DA CONSTITUIÇÃO
- Dia da Promulgação da Constituição
- Dia do Agente Comunitário
- Dia do Médico do Trabalho
- Dia das Abelhas
- Dia da Natureza
- Dia do Poeta
- Dia do Cão
- Dia do Poeta
- Dia da Natureza
- Dia das Abelhas
- Dia do Médico do Trabalho
- Dia do Agente Comunitário
O Brasil recebeu uma nova constituição em 1988. Foi divulgada, promulgada e deu novas diretrizes para o direito do povo que vive no Brasil. A constituição revela o valor do cidadão, de cada cidadão, que convive nesse espaço geográfico conhecido como Brasil.
Assim como Moisés trouxe os 10 mandamentos como a base da nova constituição para o povo, recém liberto da escravidão do Egito. Os mandamentos traziam explicações a respeito do trato social, jurídico, econômico. Depois de promulgada e divulgada Moisés se ausentou por 40 dias e isso foi suficiente para que a nova constituição fosse quebrada.
Não é suficiente fazer regras para seres humanos com a natureza corrompida pela injustiça.[1] É preciso haver agentes que ainda que imperfeitos mantenham a ordem. Quem acredita que leis boas por si só estabelecem a ordem dentro de uma sociedade. Assim que uma lei divina é promulgada ela revela o poder do pecado em quebra-la.[2] Enquanto Deus não revela seu pensamento parece que está tudo bem. No momento em que Deus diz “não cobiçarás” manifesta-se na natureza humano o desejo pelo que não lhe pertence.
O objetivo da lei divina é nos tornar conscientes do poder do pecado que atua na raça humana.[3] Mas ao invés de reconhecer esse estado o ser humano insiste em pensar e viver chamando Deus de mentiroso, negando tal condição.
Mas para quem reconhece o diagnóstico divino há o acesso ao remédio de vida que Deus dá a todo aquele que está confiado a Cristo Jesus como Senhor e Salvador pessoal. Você já tem esta condição?
- Essa mensagem responde à pergunta: Para que serve a constituição?
- Aplicação para sua vida: A lei de Cristo Jesus identifica quem na realidade não deseja reconciliar-se com Deus Pai pela sua morte e ressurreição. Por isso você precisa de Cristo como seu Advogado, Sacerdote e Rei.
[1] Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4 Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.
[2] Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás “e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei. Romanos 13:8-10 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
[3] “Nós, judeus de nascimento e não gentios pecadores, sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. Gálatas 2:15-16 Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galacia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.