ARVORES, RAIZES E AMARGURAS

ARVORES, RAIZES E AMARGURAS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Árvore
  • Dia do Radialista
    • Dia do Fazendeiro
      • Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência

Verifique, ainda hoje se há  alguma amargura crescendo na sua mente! A advertência cristã chama atenção: Tome cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno.[1]  Privar a si, rejeitar a graça de Cristo Jesus, não considerar a graça da reconciliação com o Deus através do evangelho é perigo para si e para os que convivem com você.

A amargura, comparada com uma raiz de uma árvore se aprofunda a medida que alguém cultiva a ideia de que somente sua vida tem mais obstáculos que a dos outros. Cultua ressentimentos como plantas de estimação. Ressalta mais o erro dos outros e não as suas próprias falhas. Veste seus argumentos de eterno vítimismo. Suas desculpas para justificar seus erros e impressionar os outros são esfarrapadas. Alimenta-se da inveja. Não enxerga as boas oportunidades que tem e o afeto que recebe.[2] É crítica consigo mas rejeita conselhos de mudança. Nada faz por amor ao próximo alegando que nada recebe. No entanto no fundo do coração anseia receber o tratamento dado como se fosse algum deus.

É a graça divina e não os próprios direitos que orientar os pensamentos e práticas diante da justiça, do amor, da santidade e verdades divinas. Você identificou alguma raiz de amargura nos seus pensamentos agora? Convide alguém para juntos estudarem o capítulo 12 da carta escrita aos os judeus convertidos a Cristo Jesus.[3] Aguardo notícias suas. E se precisar de ajuda pode contar comigo.

  • Resposta a pergunta: Você já identificou as atitudes e valores que caracterizam a amargura na mente humana?
  • Tarefa para Hoje:  Anote esses elementos e avalie se algum deles está presente na sua forma de pensar a respeito de si, dos outros e de Deus Pai?

[1] Hebreus 12:15 Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do  no ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.

[2] ⁵ Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!⁶ Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.  Jeremias 17:5,6  Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626ª.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.

[3] Hebreus 12 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?