A UNIDADE NA CURA DO SER HUMANO

A UNIDADE NA CURA DO SER HUMANO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Psicólogo
    • Dia do Peão de Boiadeiro
      • Dia do Corretor de Imóveis

Atualmente é fácil ficar confuso na prática espiritual. Normalmente as pessoas dividem a vida em dois níveis: no térreo ficam todos os aspectos da existência como corpo, a matéria, a razão, a natureza e as ciências. No andar superior esta Deus, a alma, a fé, a Graça e referências espirituais ao que não está sujeito a racionalidade. Por isso a realidade fica separada entre o natural e o sobrenatural. Sabe qual é a consequência dessa separação errada? A espiritualidade fica sem a razão, sem a capacidade do devido uso da razão e o que é natural perde todo o sentido de propósito, de direção. ²⁷

A narrativa bíblica do pedido de um pai a Jesus pelo seu filho epilético serve de referência de um distúrbio psíquico, mas também uma manifestação demoníaca. [1] Isso significa que, embora o rapaz fosse, de fato, epilético, a sua doença era veiculada a uma força sobrenatural, maligna, destrutiva. A situação era enigmática e, dados os indícios de possessão maligna, exigia uma intervenção sobrenatural.  

Hoje o ser humano é tratado em partes, dividido, separado. A medicina é um típico exemplo:  Seu tratamento é específico ao órgão doente e assim se perde a noção de você como ser total. Por isso a fé cristã leva o ser humano a tratar também do todo e não apenas da parte doente. No caso daquele rapaz não separamos aquela epilepsia da expressão de uma possessão demoníaca. Uma interagia com a outra. É preciso discernimento pois nem toda epilepsia tem componente sobrenatural e nem toda manifestação maligna se limita a epilepsia.

Aquele pai reconheceu sua incapacidade e pediu ajuda ao Senhor Jesus: “Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!”. Jesus então, agiu. Hoje chamo sua atenção a totalidade da existência humana. Não separe sua vida em espiritual e material. Cristo integrou essas duas esferas da existência humana. Por isso o conhecimento da mente humana, como trata a psiquiatria e a psicologia precisa de ser tratada também com a esfera espiritual com diagnósticos divinos, de confissão, arrependimento e reconciliação pela prática da fé em Cristo Jesus. Você quer crer assim?

  • Essa mensagem responde à pergunta: É saudável dividir a existência humana para estudos e decisões?
  • Aplicação para sua vida: Não é possível cuidar apenas de “partes” da existência humana ignorando como tudo está complexamente unida cada aspecto da vida: corpo, alma e espirito!

[1] Lucas 9:37-56 Almeida Revista e Corrigida 2009 A cura de um jovem lunático Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que tenho; 39pois um espírito se apodera dele, fazendo-o gritar subitamente, convulsiona-o até escumar e, mesmo depois de o ter quebrantado, dificilmente o larga. 40E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, mas não puderam. 41Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze-me cá o teu filho. 42Ainda quando ele vinha chegando, o demônio o derribou e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. 43E todos se maravilhavam da majestade de Deus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?