PAI DOS ÓRFÃOS E MARIDO DAS VIUVAS
- Dia Internacional da Igualdade Feminina
Quem tem o pai vivo, tem uma referência de filiação viva. Depois que o pai morre você se torna órfão. Aquele acolhimento tão esperado do pai, ainda que imperfeito, desaparece. Ele é quem faz você ter referência para a vida, para a existência juntamente com sua mãe. O pai, como qualquer ser humano tem suas imperfeiçoes, seus pecados. Esta é um aspecto da realidade.
Quando seu pai deixa o cenário de sua vida, levado pela morte, o criador se declara: “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.”[1] O órfão pode não ter o pai como seu cuidador pelas mais diversas razões, mas o Criador se declara Pai de órfãos. Isso implica em que você pode contar com a direção e proteção divina para sua vida. O Espirito de Cristo revela que : “ A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”[2]
O pai atua na formação dos filhos como referências éticas de justiça, de compromisso com os que o tem como pai, os que acatam seus conselhos. Há filhos que não perceberam a verdadeira esfera de atuação do pai. Querem acreditar que é somente alguém de quem podem receber benefícios econômicos e não exemplo morais e espirituais. Esses são os que transformam o homem em um mero objeto de exploração. Por isso perdem alguns elementos de sua humanidade.
Viúvas e órfãos recebem cuidado especial do Criador divino. Esta é a razão porque os que amam esse Deus tem cuidado pelos órfãos e viúvas com justiça e santidade. Sua atitude para com os órfãos e viúvas tem algum elemento divino? Pai celeste ordena: A nenhuma viúva nem órfão afligireis.[3] E através de Cristo adverte: Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.[4]
- Essa mensagem responde à pergunta: Não importa a idade em que você perdeu seu pai há Alguém que ocupa esse espaço na sua existência aqui, agora e na eternidade?
- Aplicação para sua vida: Voltar-se para o Deus e Pai, revelado por Cristo Jesus é consolo, direção e coragem do céu para viver aqui, agora e na eternidade.
[1] Salmos 68:5 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C
[2] Tiago 1:27 Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.
[3] Êxodo 22:22 O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
[4] João 14:18 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.