UM PAI QUE OUVE, NÃO É VIZINHO!

UM PAI QUE OUVE, NÃO É VIZINHO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Maçom
    • Dia do Vizinho
      • Dia do Caçador

Por mais próximo que seja o vizinho, ele não vive no seu lar. Ele é vizinho. Vocês podem conversar por cima do  muro ou na calçada. Ele pode até ouvir as brigas que ocorrem na sua casa e você na dele. No entanto, via de regra o que acontece dentro de sua casa não chega ao vizinho.

Menciono essa situação para lembrar como Jesus tinha a certeza de ser ouvido pelo Pai Celestial em sua oração. Quantas vezes você percebe que tem grande esperança de que Deus lhe responda como pediu, mas não tem certeza. Uma condição é de esperança, outra é de certeza.

Certo momento Jesus agradeceu a resposta de sua oração antes de agir, acredita? Ele começou a oração assim: “Pai, graças dou ao Senhor, porque me ouviu. Eu sei que o Senhor sempre me ouve, mas  disse isto  por causa  destas pessoas  que  se  encontram  aqui,  para que  creiam que o Senhor  me enviou“. Um filho agradece a um pai que sempre ouve. Depois daquele agradecimento Jesus disse “-Lazaro, venha para fora”![1] Quem ele chamou era um homem que estava morto a três dias, já todo enfaixado. E aquele homem voltou a vida e saiu do túmulo”

Jesus orou para que todo aquele que cresse nEle, como enviado por Deus Pai, tivesse a mesma unidade com Deus que ele Tinha. Ele pediu:  “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;  Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”[2]

O alvo da oração feita em nome de Jesus é dirigida a um Deus, próximo, que sempre ouve, bem diferente de algum vizinho. É dessa certeza que Jesus da é para quem confia  nEle e orienta-se pelas as suas palavras. Sim porque, então o que for pedido sera concedido por causa da unidade e não dos nossos méritos pessoais.[3]

  • Essa mensagem responde à pergunta: Há diferença entre esperança e certeza?

Aplicação para sua vida: Um Deus que sempre ouve é a característica divina e essa certeza é  a referência da unidade entre Deus Trino e o pecador reconciliado.


[1] João 11:41-43 Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] João 17:20,21 Ibidem

[3]   “Se você é o Cristo, diga-nos”, disseram eles. Jesus respondeu: “Se eu vos disser, não crereis em mim” Lucas 22:67 Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?