O TEATRO, A ARTE E A MENTIRA
- Dia do Artista de Teatro
- Dia Internacional do Fotógrafo
- Dia Internacional da Fotografia
- Dia Internacional do Fotógrafo
Você já participou de algum teatro, mesmo de uma peça da escola ou igreja? Você fez papel de quê? Ali todos sabem que cada um está interpretando um personagem. Conseguimos distinguir entre o ator e a personagem que interpreta. Então utilizamos a expressão “papel” para a interpretação.
A mentira tem um outro nível de realidade. A mentira não consiste em interpretar um papel para uma plateia que sabe da distinção entre realidade e ficção. A mentira tem o propósito de dar ao “papel” toda realidade da verdade. A mentira quer enganar outra pessoa em todos ou com todos os sentidos.
Quando religiosos judeus planejavam matar Jesus alegando defender a honra divina Jesus disse: “⁴⁴ Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e Pai da Mentira.”[1] Quem concebeu a mentira foi sim o diabo. O principio da mentira é que qualquer criatura pode ser como Deus.
Então lembremos que: “O diabo não criou qualquer mulher, não deu à luz qualquer ser humano, não criou nada além de uma ideia: mas aquele que imita o diabo, com o mesmo propósito é como se tivesse nascido dele, torna-se filho do diabo; ao imitá-lo, e não por ter literalmente nascido dele”[2] (Agostinho).
Jesus chama o diabo de Pai da Mentira. Sua habilidade em distorcer a verdade e criar ilusões fazendo-se passar por alguém bom e confiável, capaz até de se transformar em anjo de luz[3]. Por isso Jesus afirmou: Eu sou o caminho a verdade a vida, ninguém chega a Deus Pai a não ser por mim![4] Você crê assim?
- Essa mensagem responde à pergunta: Por quê no palco a mentira é a arte da encenação, mas nos relacionamentos humanos tem outro valor?
- Aplicação para sua vida: Aprenda discernir entre história e estória!
[1] Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
[2] Paráfrase do autor para esse dito de Agostinho: “O diabo não fez homem algum, não deu à luz homem algum, não criou homem algum: mas aquele que imita o diabo, este, como se tivesse nascido dele, torna-se filho do diabo; ao imitá-lo, e não por ter literalmente nascido dele” (Agostinho)
[3] https://outraspalavras.net/poeticas/ler-primeiro-o-pai-da-verdade/ Note como a perversão da verdade é encarada pela mentira nessa página da internet.
[4] João 8:44 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.