PAI SOLTEIRO E OS DESAFIOS DA HOMBRIDADE
- Dia do Solteiro
- Dia da Informática
Você conhece algum pai solteiro? Como você avalia a vida desse homem que cuida de um filho, ou de uma filha sem o apoio da mãe presente? Sem dúvida ele pode realizar essa tarefa tão bem quanto uma mulher, mãe solteira. No entanto não é possível ignorar que o desafio para um pai é diferente do desafio para uma mãe. Para a criança a falta da mãe ou do pai traz consequências afetivas, influência na personalidade e na identificação de sexo.
Encontrei o testemunho de quatro pais a respeito dessa nova fase da vida em que cuidam sozinho da criança ou crianças e os ajustes necessários para isso. Sem dúvida esses testemunhos não representam a maioria das experiências, no entanto existem, estão ai, como prova de que é possível.[1]
Deus Triuno, da fé revelada em Cristo, traz um forte vínculo de uma unidade perfeita de três pessoas: o Pai, enviando o Filho encarnado e o Espirito Santo revelando o Pai e o Filho. Como você pode notar os filhos precisam tanto do pai quanto da mãe, diariamente e não em finais de semana ou em períodos compartilhados. Esses recursos diminuem o impacto de uma separação, de um divórcio, mas não eliminam as consequências na vida dos filhos.
Jesus deixou bem claro o desafio da natureza humana quando explicou: “E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”[2] A dureza do coração humano patenteou o divórcio como o mal menor, mas não amolece o coração humano. Pai e mãe precisam reconhecer sua natureza egocêntrica para encarar a educação dos filhos como uma missão unicamente de humanos como Deus Pai ordenou e os filhos precisam!
- Essa mensagem responde à pergunta: Como você avalia um pai solteiro que detem a guarda dos filhos?
- Aplicação para sua vida: Procure considerar também os aspectos positivos a respeito do pai que assume o cuidado dos filhos integralmente ao não contar com a presença da esposa! Incentive-o a fazer o melhor!
[1] https://www.saberviver.pt/bem-estar/relacoes-e-familia/como-e-ser-pai-solteiro/
[2] Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Deuteronômio 6:5-9