PAIS INDIGENAS, PAIS CIVILIZADOS E O  PAI DIVINO

PAIS INDIGENAS, PAIS CIVILIZADOS E O  PAI DIVINO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional de Solidariedade com a Luta
    • Dia das Mulheres na África do Sul e Namíbia
      • Dia Internacional do Índio

Você certamente sabe que os povos indígenas costumam ter pais muito presentes. O estilo de vida deles permite. A eles cabe o ensino de tradições e formação de caráter dos meninos para proteção e sustento da comunidade. “A principal função de um pai indígena é acompanhar e guiar os passos dos filhos. As crianças são a alegria de cada casa. Por isso, precisam ser educadas com amor e carinho.”[1]

Quem conta essa realidade é Wendel Tembé formado em Química, Wendel Tembé se tornou professor. É graduado em Química, pós-graduado em Biologia e está fazendo mestrado em Agroecologia. Foi assim que se tornou uma liderança indígena do povo Tembé. E também diretor da escola da aldeia Zawara, que fica no limite entre os municípios de Santa Luzia do Pará e Capitão Poço, Terra Indígena Alto Rio Guamá. A vida não o permitiu ter tido contato mais próximo com o pai, que morreu quando ele tinha 11 anos. A mãe se foi ainda mais cedo, quando ele só tinha nove meses. Foi educado pelo avô e pela avó.: “Filhos são a coisa mais sagrada que nosso Deus nos deu. Nunca oprimi ou reprimi meus filhos. Nunca bati neles. O que eu fizer de bom ou ruim, eles vão aprender”, diz. Com os avós, aprendeu a estudar. Só com educação, poderia transformar a realidade das aldeias. E foi o que ele fez.

A cultura indígena se desenvolve para a sobrevivência da comunidade e não apenas para as vantagens pessoais tão comum em todo coração humano. As indígenas ainda podem servir de alguma referência ao que Jesus disse: EU E MEU PAI SOMOS UM[2]. Havia unidade tal entre Deus Pai e o Filho encarnado de propósito, de cooperação voluntária de confiança e entrega. É dessa unidade com um Deus triunfo que o ser humano encontra sua redenção como ser humano e não meramente civilizado. Esta é a comunidade e família de Deus foi nesse propósito que Deus estabeleceu uma nova comunidade de redimidos pela obra divina

  • Essa mensagem responde à pergunta: Será que a civilização tirará dos indígenas práticas escritas no seu coração dadas por Deus Pai?

Aplicação para sua vida: Apesar do pecado que contaminou a raça humana, ainda trazemos no DNA da criação o reflexo do caráter divino. Não permita que a civilização tecnológica e cientifica tire essa marca do seu coração.


[1] Wendel Tembé formado em Química, Wendel Tembé  se tornou professor. É graduado em Química, pós-graduado em Biologia e está fazendo mestrado em Agroecologia. Foi assim que se tornou uma liderança indígena do povo Tembé.

[2] “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. ³¹ Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. ³² Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? ³³ Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.  João 10:29-33 Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?