PAI DE FOLCLORE E A REALIDADE DIVINA

PAI DE FOLCLORE E A REALIDADE DIVINA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Folclore

Com que idade você estava quando conheceu a lenda do Saci Pererê? No folclore brasileiro Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas e faz menção a um negrinho travesso que possui apenas uma perna, mora nas florestas e comete diversas travessuras contra viajantes e moradores das zonas rurais. Essa lenda mistura elementos das culturas indígena, africana e europeia, e ficou muito famosa no Brasil por meio do Monteiro Lobato. Ele pode não ser o pai do folclore brasileiro, mas foi sua literatura para as crianças que enriqueceu o imaginário folclórico do povo brasileiro nessa mistura de negros, índios e europeus.

Por ter surgido na região Sul, acredita-se que a lenda do Saci se originou entre os índios guarani. Num primeiro momento, ele era uma espécie de protetor das florestas contra aqueles que iam destruí-la. Posteriormente, na medida em que a lenda foi espalhando-se pelo país, o saci tornou-se negro e passou-se a contar que ele havia perdido a perna em uma luta de capoeira — um claro sinal da influência da cultura africana[1] O folclore brasileiro tem outros personagens além de  Curupira, Iara, Boto-cor-de-rosa, o Lobisomem, o Boitatá. Estes são famosos e conhecidos em todo o Brasil. 

A figura do pai, é aquele que traz a luz uma criação seja na literatura nas artes, ou qualquer ramo da ciência. Agora quem apresentou  o Deus Criador do universo como o Pai da raça humana, foi Cristo Jesus[2]. Ensinou seus discípulos a orar ao “Pai Nosso”. Nas suas constantes menções a sua atuação entre os humanos mencionava sua unidade com o Pai. e, suas obraras miraculosas se deviam á tarefa que o Pai lhe ordenara realizar. E é assim até hoje.

Com o uso indevido da Inteligência Artificial o engano promovido desde o Éden confunde a realidade com o folclore. Somente a intimidade com Deus Pai, revelado pelo Espirito Santo pela fé de Cristo Jesus continuará servindo para a glória de Deus Pai. Essa realidade não é folclórica, mas divina, eterna.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você conhece o “pai do Folclore brasileiro” e reconhece o Pai divino?
  • Aplicação para sua vida: Conhecer é mais do que saber quem é, mas conviver sujeitando-se ao caráter divino.

[1] https://escolakids.uol.com.br/historias/saciperere-1.htm#:~:text=Saci%2Dperer%C3%AA%20%C3%A9%20uma%20das,o%20respons%C3%A1vel%20por%20sua%20fama.

[2] Oração do Pai nosso: Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus. Mateus 6:9-13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?