ESPOSTA DA ESPOSA MODERNA
- Dia do Trabalho Doméstico
- Dia Do Cantor Lírico
Uma famosa escritora afirmou: que “a mulher no lar, de produtora que era, se tornou consumidora.”[1] famosa No estágio inicial de nossa história, na era agrícola , a mulher foi uma pessoa que tecia, o linho, fazia roupas, plantava e colhia. Mas com a chegada da era industrial os costumes mudaram! O alimento e outros bens necessários para a manutenção da família, passaram a ser adquiridos indiretamente, através do salário familiar. É evidente que a mulher também conquistou o direito de comprar suas próprias roupas, de consumir e não apenas produzir bens consumíveis. Por isso criou-se um preconceito: “a dona de casa não produz, só consome”. É a dondoca dos novos tempos.
Na verdade a dona de casa de hoje tem outras atribuições necessárias e igualmente desgastantes. Ela é desde motorista da família, até‚ supervisora do estudo das crianças. Ela assume até‚ algumas atividades do marido, já que ele está mais ausente por exigências de trabalho. É claro que há e sempre haverá mulher que delegam todas as atribuições do lar, da família á empregados, restando-lhe apenas o trabalho de gastar e consumir. Essas sempre são em menor número, em qualquer sociedade. Sempre existiram.
Quando lhe perguntarem se trabalha “fora” responda: “Ainda não me sobrou tempo depois de trabalhar dentro de casa. Depois de atender meus filhos com escola, cooperar com o marido, cuidar da casa e até de curso ou trabalho em home office, preciso descansar. Por falar nisso você conhece a descrição bíblica da mulher que atua em casa? Está descrita na bíblia. Provérbios capítulo 31. ”[2]. ”.
A mulher que é sábia edifica sua casa, trabalhando dentro ou fora do lar! Deus a abençoa igualmente e torna-a benção para sua família. Esta precisa ser sua referência de fé e vida cristã!
• Esta mensagem responde á pergunta: O que responder a quem pergunta uma mãe, dona de casa a razão de não trabalhar fora embora tenha seus filhos e marido?
• Aplicação para a sua vida: Saber honrar cada desempenho feminino com expressão do culto ao Senhor é atitude sábia de homens e mulheres modernos.
[1] Citação de Evelyne Sullerto, escritora francesa, em seu livro: “A mulher e o trabalho”
[2] Provérbios 31 Retrata a capacidade da mulher, mãe e esposa envolvida na produção, negócios e transações imobiliárias. A bíblia em seu testemunho do relacionamento entre Deus Pai e o ser humana reconhece a dinâmica e capacidade feminina, não a subestima. Escrito por volta do século X e século VII a.C. Aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.