AMIZADE, INIMIZADE, A CRIAÇÃO E A RAÇA HUMANA

AMIZADE,  INIMIZADE,  A CRIAÇÃO E  A RAÇA HUMANA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional Da Amizade
    • Dia da Chegada Do Homem A Lua
      • Dia Do Amigo

Vivemos em um planeta maravilhoso, é ou, não é? Do mar de areia no deserto aos oceanos de água. De animais de espécies tão diversificadas que nos espantam com suas habilidades e tamanhos. A existência humana precisa de toda natureza para a própria existência. No entanto desrespeitar a natureza pode ser mortal para o ser humano. A existência humana no mar, no deserto, nas montanhas ou vales sem devidas condições de sobrevivência é mortal. Isso sem falar nos belos animais selvagens com os quais não se pode brincar como os animais domésticos. A natureza pode então ser amiga e inimiga, não é?

Há, no entanto duas menções, na narrativa bíblica, que revelam que um acontecimento rompeu a amizade entre o ser humano e a criação. A primeira quando o casal escolheu alimentar-se do conhecimento do bem e do mal. Isso rompeu a amizade harmônica. O próprio Criador declarou a Adão: … maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão…1 O conhecimento do bem e do mal estabeleceu uma inimizade que até mesmo doenças e mortes são originários de micróbios.

Agora “…toda a criação espera com ardente esperança pelo dia futuro em que Deus ressuscitará os seus filhos… Porque sabemos que mesmo os elementos da natureza esperam esse tão grande acontecimento, como se estivesse com dores de parto.2 Cristo estabeleceu a paz com tudo que existe no céu e na Terra por meio do sangue na cruz.3

Percebe como a base da verdadeira amizade com Deus e a criação tem a Cristo Jesus referência comum? Por isso Ele, Cristo Jesus, é profeta, sacerdote e rei estabelecido por Deus Pai, o Criador.4 Que lugar Cristo tem na sua vida?

Essa mensagem responde à pergunta: O que você precisa para encarar a atual condição da da natureza e criação?

 Aplicação para sua vida: Se de um lado cuidamos do “jardim que Deus entregou a Adão” por outro lado encaremos a condição hostil oque a natureza tem para com o ser humano.


1  Gênesis 3:17-19 Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

2  Romanos 8:18,22 versão bíblica de “O Livro”

3  Colossenses 1:20 Ibidem

4  Os profetas veterotestamentários cumpriam essa função com base no ofício de Cristo como o profeta, ou seja, eles comunicavam e testemunhavam ao povo a vontade de Deus pelo “Espírito de Cristo” (1 Pedro 10-12). Ele se ofereceu a si mesmo como sacrifício expiatório não por seus próprios pecados, mas pelos pecados de seu povo (Hebreus 4-10). Mas o próprio Jesus afirmou que eles estavam errados ao dizer que seu reino não era deste mundo (João 18:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?