O DESAFIO DO ORGULHO
- Dia Internacional do Orgulho Gay
- Dia da Renovação Espiritual
Você tem orgulho do que é ou do que faz? Você experimenta uma satisfação profunda pela pessoa que você é? A resposta a essa questão é muito importante. Ela exige que você identifique suas qualidades, mas também suas limitações e se alegre. Experimente descobrir sua resposta sem ficar comparando-se a quem quer que seja. Ai você pode perceber como o orgulho pelo que se é baseia-se na comparação com outros. Mas fazendo assim você também terá motivos para se sentir menos orgulhoso.
Bem e quanto ao que você faz, como faz, você tem orgulho? Suas habilidades, suas sensibilidades, seu caráter, são únicos neste mundo. Somente você pode fazer o que faz, do modo que faz. Sim você é uma pessoa única. Então, você tem orgulho do que faz?
O orgulho de cada ser humano precisa enfrentar um grande desafio! Trata-se do erro, da falha, do fracasso em não atender alguma expectativa importante. Certamente você já sofreu abandono, rejeição, não apenas do que faz mas também do que é. Por isso a base, o alicerce do orgulho precisa lidar com o erro que você comete contra si e contra os outros.
Na oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, a Oração do Pai Nosso, há o seguinte pedido: “… perdoa nossas dívidas assim como nós perdoamos os que nos devem...[1] Esse pedido que o pecador faz diante de Deus o leva a avaliar não somente a ofensa que sofre do próximo, mas também a ofensa que comete contra o próximo. Ele pede que Deus o trate exatamente como ele trata o próximo. Só há perdão para as dividas apresentadas, reconhecidas. Quem esconde suas dívidas precisará paga-la integralmente.
Quem faz esta oração autoriza a Deus Pai a usar consigo o mesmo critério que utiliza para com os outros. Esse assunto é decisivo no relacionamento com o próximo e com Deus Pai de Cristo Jesus.[2] Você precisa conhecer e compreender essa realidade para sua vida com Deus e com o próximo.
- Essa mensagem responde à pergunta: Você sabe qual é o mal que o orgulho traz ao ser humano diante de si, dos outros de o próprio Deus?
- Aplicação para sua vida: O orgulho destrói sua capacidade de viver o perdão que dá ou recebe do próximo, com Deus pela fé de Cristo Jesus como não permite que você viva o perdão recebido de Deus Pai
[1] “…E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores…” Mateus 6:12 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[2] Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. Mateus 18:35 Ibidem.